01/10/2018

Organize-se melhor no trabalho


Dando sequencia aos posts sobre organização e planejamento, vou colocar aqui algumas dicas práticas para melhorar sua produtividade no trabalho e pelo menos dar inicio a uma melhor organização do seu tempo. Vamos lá:

1 - Planeamento para se focar

Para garantir que você passa pelo menos 60% do seu dia nas suas tarefas mais importantes você precisa  planejar cada dia antes de começar a trabalhar. O plano pode não se seguido à risca, mas o simples fato de ter criado um plano irá ajudá-lo a ficar focado no trabalho mais importante.

2 - Resposta em tempo útil

Mesmo que as solicitações não sejam completamente respondidas num prazo de 24 horas, pelo menos deve enviar um breve e-mail ou efetuar uma chamada rápida para avisar que o seu assunto será tratado em breve. Esse contato será importante para uma boa relação com um cliente ou colega de trabalho. A exceção a esta regra existe para solicitações que tenham um prazo de resposta maior, ou uma data de entrega de um trabalho pré acordada. Reserve 15 minutos após almoço e/ou no final de cada dia para processar essas solicitações.

3 - Planeamento de tarefas 

Nada de ficar olhando um projeto como um corpo uniforme. Você deve separar o todo em partes menores: as tarefas. Para começar deve criar uma lista das tarefas necessárias à conclusão do seu trabalho. E depois criar uma sequencia lógica para a sua lista. Seja numa folha de papel ou no Microsoft Project, o importante é que esteja sempre disponível para que você possa visualizar facilmente e atualizar quando necessário. A praticidade também lhe ajudará a manter-se organizado.

4 - Esvaziar a lista de tarefas 

Com foco nas metas da empresa, priorize tarefas que trarão retorno financeiro e agregaram valor a sua área de atuação e ao seu cargo. Sua imagem também é muito importante e os elogios irão estimula-lo a continuar organizado. Um profissional desmotivado tende a ser mais relaxado com suas tarefas e objetivos. Comece pelas tarefas que envolvam apenas você para resolve-las e também aquelas que irão gerar grande impacto, mas que demoram pouco tempo para serem concluídas. Mantenha sempre a sua lista de tarefas de forma a não acumular mais do que duas semanas (este prazo deverá ser ajustado ao seu caso e ao seu tipo de trabalho).

5 - Agenda de Reuniões 

As reuniões são inimigas da produtividade. Se puder evite-as e questione a sua necessidade. Se uma reunião não tem uma agenda clara, ou nem sequer tem uma lista de pontos a tratar pode ser simplesmente uma perda de tempo. Uma lista de pontos a tratar obriga as pessoas a prepararem-se para a mesma e ao mesmo tempo limita a duração do evento (caso seja acordado abordar na reunião apenas os pontos da agenda). EVITE REUNIÕES PARA DEBATER PEQUENAS COISAS. NA MAIORIA DOS CASOS É MUITO MELHOR E MAIS PRATICO ENVIAR UM E-MAIL.

6 - Prepare-se para amanhã 

Antes do fim do seu dia de trabalho reserve (nem que sejam 5 minutos) a preparar o seu dia de amanhã. Use post-its para deixar de forma clara e objetiva os pontos chaves de onde o trabalho foi interrompido e dos próximos passos a seguir. Seja amigo de você mesmo. Quanto melhor for documentado, menor será o seu "start" no dia seguinte.

7 - Organize-se para os outros

Documente tudo. Lembre-se que sempre existe a possibilidade de alguém, algum dia precisar dar continuidade a uma determinada tarefa que hoje é executada por você. Quanto melhor for a documentação menor será o tempo gasto deste novo funcionário com a "curva de aprendizagem". Esse é o principal erro da maioria das empresas. Lembre-se também que um dia, daqui a alguns anos você poderá precisar lembrar de alguma coisa executada hoje.

Boa sorte a todos.
Forte abraço.

3 comentários:

Victor Soares disse...

Essas dicas são fundamentais para o nosso dia a dia!!!

NetmaisPT disse...

Excelente post.
Uso muitos dos métodos aqui assinalados no meu dia-a-dia e sou interdependente de uma agenda o que deixa os meus clientes por vezes espantados com a dedicação ao compromisso demonstrada.
Pena é que não existam mais pessoas a ler estes artigos e principalmente a aplicar os seus ensinamentos. Bem hajam.
Cumprimentos
Mac
http://netmais.info

NetmaisPT disse...

Excelente

Post de destaque

Contar caracteres com MySQL

Vamos fazer uso das funções da linguagem SQL para contar caracteres de um campo salvo em uma tabela. Ou seja, vamos selecionar diversos regi...