16/07/2018

O que é SQL ?

SQL (structured Query Language) é um conjunto de comandos de manipulação de banco de dados utilizado para criar e manter a estrutura desse banco de dados, além de incluir, excluir, modificar e pesquisar informações nas tabelas dele. A linguagem SQL não é uma linguagem de programação autônoma; poderia ser chamada de "sub linguagem". Quando se escrevem aplicações para banco de dados, é necessário utilizar uma linguagem de programação tradicional (C, Java, ASP, PHP, etc...) e embutir comandos SQL para manipular os dados.

Em um modelo relacional, apenas uma tipo de estrutura de dados existe: a tabela. Novas tabelas são criadas com a junção ou combinação de outras tabelas. Utilizando apenas um comando SQL é possível pesquisar dados em diversas tabelas ou atualizar e excluir diversas linhas das mesmas.

A linguagem SQL não é procedural, logo é possível especificar o que deve ser feito, e não como deve ser feito. Dessa forma, um conjunto de linhas (set) será atingido pelo comando e não cada uma das linhas, como é feito no ambiente procedural. Portanto, não é necessário entender o funcionamento interno do banco de dados e como e onde estão armazenados fisicamente os dados.

A linguagem SQL é dividida nos seguintes componentes:

Data Definition Language (DDL): permite a criação dos componentes do banco de dados, como tabelas, índices, etc..

Principais comandos DDL:
       
        CREATE TABLE
        ALTER TABLE
        DROP TABLE
        CREATE INDEX
        ALTER INDEX
        DROP INDEX

Data Manipulation Language (DML): permite a manipulação dos dados armazenados no banco de dados:

Comandos DML:
        
        INSERT
        DELETE
        UPDATE

Data Query Language (DQL): permite extrair dados do banco de dados:

Comandos DQL:
        
         SELECT

Data Control Language (DCL): provê a segurança interna do banco de dados:

Comandos DCL:

        CREATE USER
        ALTER USER
        GRANT
        REVOKE
        CREATE SCHEMA

Nenhum comentário:

Post de destaque

Contar caracteres com MySQL

Vamos fazer uso das funções da linguagem SQL para contar caracteres de um campo salvo em uma tabela. Ou seja, vamos selecionar diversos regi...