14/06/2018

Contas digitais

Vamos falar um pouco sobre os bancos digitais (contas digitais).

- O que são;
- Um pouco sobre a segurança;
- Minha opinião pessoal e a minha indicação.

O que é um banco digital / conta digital?

Uma conta digital é uma conta bancária em que todas as operações são realizadas de forma digital, seja por um aplicativo específico, por e-mail ou por serviços como o internet banking. Isso permite que o usuário economize tempo e dinheiro, pois não precisa se deslocar para uma agência física e muitas vezes não é nem necessário contatar um atendente humano. A principal vantagem dessas contas é a ausência de taxas para a realização dos serviços, ou a presença de taxas consideravelmente mais baratas do que você encontrará em contas tradicionais.

Durante o ano passado (2017), diversos bancos digitais ganharam popularidade depois que os bancos tradicionais excluíram as suas alternativas sem taxa. Atualmente é bem fácil solicitar uma abertura de conta e são várias as opções. A grande maioria não cobram taxas de manutenção e de transferências, como TED e DOC. Pensou no quanto pode economizar?

Todo o contato e abertura das contas é feita pelos apps (Android ou iOS) ou pelos sites. Ao baixar o aplicativo do banco em que você deseja criar sua conta digital, será pedido que você preencha seus dados e envie uma foto e/ou um PDF de alguns documentos, como RG e comprovante de residência. No final do processo, o banco analisará os seus dados. O retorno pode demorar alguns dias (com sorte algumas horas). No final, caso seja aprovado, você receberá um e-mail com os dados da sua nova conta.

É seguro?

Sei que na Internet nunca podemos garantir 100% de segurança. Na verdade isso é uma premissa de qualquer rede. Mas devo dizer que as fintechs e os bancos estão investindo cada vez mais na segurança dos seus sistemas. Normal isso né?! Tudo tem que passar por uma evolução. As contas digitais só podem existir se as tecnologias utilizadas para assegurar as transações evoluírem. Utilizo contas digitais a mais de 6 anos (no Bradesco com a DigiConta e no Itau com a iConta - esses pacotes deixaram de estar disponíveis para novos correntistas). Recentemente tenho conta no Banco Inter e a NuConta, do Nubank. Enfim... nunca tive problemas e não conheço quem tenha tido. Pelo contrário: só tenho bons comentários, tantos meus quanto dos meus amigos. Na minha opinião, o risco da conta digital é o mesmo de uma conta comum. Não faz diferença. Hoje em dia, é praticamente impossível nunca utilizar o APP do seu banco ou fazer transações por um site. Então pense: se é pra ter um risco qualquer, porque não tê-lo sem pagar tarifa. ;)

Minha opinião e a minha indicação

De todas as contas digitais que eu testei, a que mais me atendeu foi a do Banco Inter. Além disso, foi a que mais me passou segurança por ser ligada a um banco que já existe a um tempo razoável.

Os principais motivos:

  1. Facilidade de uso tanto no App quanto no site;
  2. Site com cara de internet banking dos bancos tradicionais;
  3. Permite emitir boletos, com cara de boletos, podendo escolher a data de vencimento e alterar o sacado. Isso é muito interessante para pessoas como eu, que possui uma quantidade razoável de clientes e precisa de uma forma mais profissional para cobrar;
  4. Tem algumas opções interessantes para investimento.
Detalhe importante: a conta é 100% gratuita. Nem para emitir boletos há uma tarifa. Tudo grátis. Além disso, você recebe um cartão MasterCard Gold. O limite exige analise de crédito.

Enfim... estou à disposição caso tenham algum comentário ou dúvida.
E vocês? Estão usando alguma conta digital?






Nenhum comentário:

Post de destaque

SQL - Comando INSERT

Este comando é utilizado para inserir valores numa tabela. A Sintaxe padrão do comando INSERT     INTO tabela                ...