O switch funciona como um painel com interruptores, no qual será analisado uma entrada de dado, e um botão será acionado de acordo com o caso.
Basicamente, switch irá substituir o uso de vários if para ações distintas.
Para utilizarmos o comando switch, primeiramente, passamos para o comando a entrada a ser avaliada, o que na maioria das vezes será uma variável. Depois, abrimos um bloco de dados ( { } ). Dentro deste bloco de dados usamos os cases.
Case
Os cases são as possibilidades que o switch deve obter, que pode ser um número, um caracter ou até mesmo uma string. Porém, jamais poderemos fazer uma comparação com o case (ex.: var1 > var2 ou 456 < 555), porque o case apenas aceita condições definitivas.
Cada case é definido pelo uso dos dois pontos ( : ) no final. Portanto, a estrutura básica de switch/case seria:
switch (variável) {
case valor:
código a ser executado se for tal valor;
}
Um detalhe importante que devemos nos ater é o fato de que os cases não tem fim, ou seja, a partir do momento em que um case é acionado, todos os outros cases posteriores também são executados. Isso ajuda no fato de que podemos aninhar vários cases para executar apenas uma faixa de código.
switch (variável) {
case valor1:
case valor2:
case valor3:
código a ser executado caso seja valor1, valor2 ou valor 3
}
Se quisermos separar cada case, podemos utilizar o comando break antes do início do próximo case. Dessa forma, obrigamos o algoritmo a sair de toda estrutura switch e o case seguinte não será executado.
switch (variável) {
case valor1:
código a ser executado caso seja valor1;
break;
case valor2:
código a ser executado caso seja valor2;
break;
}
Default
O default funciona como um case, mas a diferença é que ele só é ativado quando nenhum outro case é ativado. É como se fosse uma forma saber o que fazer caso nada de esperado aconteça.
Cada estrutura switch pode conter apenas um default.
switch (variável) {
case valor1:
código a ser executado caso seja valor1;
case valor2:
código a ser executado caso seja valor2;
default:
código a ser executado caso nem valor1 e nem valor2 apareçam;
}
Para demonstrar, abaixo está um pequeno exemplo que diz o mês em que estamos.
<SCRIPT LANGUAGE="JavaScript" TYPE="text/javascript"> <!-- document.write ("Estamos no mês de "); hoje = new Date(); switch (hoje.getMonth()) { case 0: document.write ("Janeiro"); break; case 1: document.write ("Fevereiro"); break; case 2: document.write ("Março"); break; case 3: document.write ("Abril"); break; case 4: document.write ("Maio"); break; case 5: document.write ("Junho"); break; case 6: document.write ("Julho"); break; case 7: document.write ("Agosto"); break; case 8: document.write ("Setembro"); break; case 9: document.write ("Outubro"); break; case 10: document.write ("Novembro"); break; default: // se não for nenhum dos cases acima, então: document.write ("Dezembro"); } //--> </SCRIPT>
Nenhum comentário:
Postar um comentário