O objeto Math possui algumas constantes importantes para cálculos mais complexos, bem como funções (métodos) para executar operações matemáticas mais facilmente.
Constantes
O objeto Math possui 8 constantes que são:
E: constante do número de Euler. (2,718281828459045);
LN2: constante com o resultado do logaritmo natural na base 2. (0,6931471805599453);
LN10: constante com o resultado do logaritmo natural na base 10. (2,302585092994046);
LOG2E: constante com o resultado do logaritmo na base 2 do número de Euler. (1,4426950408889634);
LOG10E: constante com o resultado do logaritmo na base 10 do número de Euler. (0,4342944819032518);
PI: constante do pi (Π). (3,141592653589793);
SQRT1_2: constante com o resultado da raíz quadrada de meio. (√½ ≈ 0,7071067811865476);
SQRT2: constante com o resultado da raíz quadrada de 2 (√2 ≈ 1,4142135623730951);
No caso, todas essas constantes são valores aproximados, levando-se em conta que são dízimas periódicas.
Abaixo está um exemplo de como obter o valor de todas as constantes.
<SCRIPT LANGUAGE="JavaScript" TYPE="text/javascript"> document.write (Math.E + "<BR>"); document.write (Math.LN2 + "<BR>"); document.write (Math.LN10 + "<BR>"); document.write (Math.LOG2E + "<BR>"); document.write (Math.LOG10E + "<BR>"); document.write (Math.PI + "<BR>"); document.write (Math.SQRT1_2 + "<BR>"); document.write (Math.SQRT2 + "<BR>"); </SCRIPT>
Raízes e Potências
Podemos utilizar o objeto Math para obter raízes quadradas e potências.
O método sqrt() extrai a raíz quadrada do número passado como argumento.
Ex.: var1 = sqrt(4);, é o mesmo que √4.
O método pow() retorna o valor da potência indicada em seus parâmetros, sendo o primeiro parâmetro o número base e o segundo o expoente.
Ex.: var1 = pow(10, 3);, é o mesmo que 10³.
É possível também fazer o cálculo utilizando a constante de Euler. Para isso, usamos um método próprio chamado exp().
Exp() recebe apenas um argumento que é o expoente da potência.
Ex.: var1 = exp(1);, é o mesmo que E¹.
Vejamos o código e o resultado logo abaixo:
<SCRIPT LANGUAGE="JavaScript" TYPE="text/javascript"> var var1 = 4; var var2 = 2; document.write ("A raíz quadrada de " + var1 + " é " + Math.sqrt(var1) + "<BR>"); document.write (var1 + " elevado a " + var2 + " é " + Math.pow(var1, var2) + "<BR>"); document.write ("E elevado a " + var2 + " é " + Math.exp(var2) + "<BR>"); </SCRIPT>
A raíz quadrada de 4 é 2
4 elevado a 2 é 16
E elevado a 2 é 7.38905609893065
Arredondamentos
Quando tratamos com números que possuem a parte decimal extensa (como é o caso das constantes), podemos fazer uso de métodos para arredondar os números.
O método round() arredonda um número para o inteiro mais próximo, tanto para baixo quanto para cima. Por exemplo, o número 3.3 arredondado será 3, mas o número 3.8 arredondado será 4.
O método floor() arredonda um número para o inteiro mais baixo. Também considerado como piso.
O método ceil() arredonda um número para o inteiro mais alto. Também considerado como teto.
O método abs() remove apenas a parte fracionada. Ou seja, retorna o valor absoluto.
Trigonometria
Usado para cálculos trigonométricos envolvendo principalmente ângulos. Com esses métodos fica fácil obter o resultado matemático dos ângulos sem a necessidade de vários cálculos ou tabelas prontas.
sin(): retorna o valor de seno;
cos(): retorna o valor de cosseno;
tan(): retorna o valor da tangente;
asin(): retorna o valor do arco seno;
acos(): retorna o valor do arco cosseno;
atan(): retorna o valor do arco tangente;
Maior e Menor
Existem dois métodos do objeto Math que servem como comparativos.
Método min(valor1, valor2): retorna o menor valor entre os parâmetros passados.
Método max(valor1, valor2): retorna o maior valor entre os parâmetros passados.
Número Randômico
O objeto Math também possui um método para gerar automaticamente números randômicos.
O método random() retorna um número entre 0 e 1, ou seja, pode ser 0, 1, 0.5, 0.2, 0.8, 0.4567412, e assim por diante.
Se, por exemplo, quisermos fazer o limite entre 0 e 10, basta que multipliquemos por 10 o valor retornado por random(). Dessa forma conseguiremos um número entre randômico maior.
O problema de se usar isso é que os números retornados sempre serão muito fracionados, portanto, o ideal é utilizar junto uma das funções de arredondamento.
Veja o exemplo abaixo:
<SCRIPT LANGUAGE="JavaScript" TYPE="text/javascript"> var valor1 = Math.random()*10; var valor2 = Math.random()*10; valor1 = Math.round(valor1); valor2 = Math.round(valor2); document.write ("Os números sorteados foram " + valor1 + " e " + valor2 + ".<BR>"+ "Sendo que o maior valor é " + Math.max(valor1, valor2) + " e o menor valor é " + Math.min(valor1, valor2)); </SCRIPT>
O que resulta em:
Os números sorteados foram 1 e 9.
Sendo que o maior valor é 9 e o menor valor é 1
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