11/05/2010

Quanto mais alta a qualidade, maior a responsabilidade

Ja reparam que, de quem é bom, é exigido sempre mais do que quem é ruim ?
Se você erra pouco, quando errar, será um verdadeiro escândalo !
Os cliente comentarão: "Nunca imaginei que a UMAIDEIA fosse capaz de errar!"
Mas se você faz tudo pela metade e não tem qualidade no que faz, jamais decepcionará os clientes, porque eles já não levam sua empresa à sério. Já sabem que sua empresa não passa de uma empresa "mais ou menos", da qual pouco se pode esperar.
Isso vale para empresas, profissionais e pessoas.
Se a empresa é reconhecida pela qualidade excelente de seus serviços, errar em um deles será um escândalo.
E não se engane: os concorrentes se aproveitarão.
A verdade é: quanto mais qualidade sua empresa tem, mais é exigida pelos clientes.
Será que vale a pena lutar tanto pela qualidade ? Será que vale a pena buscar a excelência ? Será que vale a pena ser ético e moralmente defensável ? Não é melhor ser ruim ou "mais ou menos" ?
É claro que vale a pena buscar a excelência ! É claro que vale a pena ser uma empresa excelente, um profissional excelente, uma pessoa excelente;
Quando cometemos deslizes, a decepção é grande exatamente pela admiração e pelo respeito que os clientes e pessoas nutrem por nós.
E não há dúvida de que vale a pena ser respeitado, admirado , querido.
Mas existe uma lacuna entre exigência e abuso.
O que ocorre (na maiora das vezes) entre empresas excelentes e clientes "exigêntes", é que a diferença entre o que pode ser exigido versus o que é abuso é um linha tão tênue que muitas vezes se perde ao longo da prestação do serviço, e aquilo que um dia foi "favor", ou "mimo", vira obrigação.

Fica aqui minha dica: buscar sempre pela máxima excelência do serviço prestado, mas imponha limites desde o início do contrato, porque depois de um tempo, o cliente não conseque diferenciar o que é diferencial do que é abuso.

Nenhum comentário:

Post de destaque

Contar caracteres com MySQL

Vamos fazer uso das funções da linguagem SQL para contar caracteres de um campo salvo em uma tabela. Ou seja, vamos selecionar diversos regi...