01/06/2009

Desenvolvedor cria processador "feito a mão"

Segundo o blog Geek, o procssador foi criado por Steve Chamberlain, um desenvolvedor de videogames, o BMOW (ou Big Mess of Wires – Grande confusão de fios, em tradução livre) é um processador totalmente “feito em casa” a partir da interconexão de cerca de 50 chips lógicos mais simples usando centenas de metros de fios, num processo delicado e propenso a erros conhecido como wire-wrapping.

O sistema completo, também batizado de BMOW, compreende o processador propriamente dito e chips extras que resultam em um computador com clock de 2 MHz, 512 K de RAM e 512 K de ROM, capaz de produzir imagens em um monitor VGA com resolução de 512 × 480 pixels (em duas cores) ou 128 × 40 pixels (com 256 cores), e equipado com um gerador programável de som com três vozes.

Quando perguntado sobre o motivo que o levou a criar o BMOW, Chamberlain respondeu à revista Wired: “Não sei. Mas foi muito divertido”.

Nenhum comentário:

Post de destaque

Contar caracteres com MySQL

Vamos fazer uso das funções da linguagem SQL para contar caracteres de um campo salvo em uma tabela. Ou seja, vamos selecionar diversos regi...