21/05/2009

GPS pode falhar em 2010, dizem EUA

O site da revista Info Abril informa que um relatório enviado pelo governo dos Estados Unidos ao Congresso daquele país alerta para o risco real do sistema de localização por GPS perder eficiência e começar a falhar a partir de 2010.

O relatório acusa a Aeronáutica americana de direcionar muitos gastos para uso estritamente bélico nos últimos anos e ter deixado de lado investimentos em manutenção dos satélites GPS e no lançamento de novos satélites.

Ao todo, os Estados Unidos dedicam entre 24 e 32 satélites para o sistema de localização GPS. Se parte destes equipamentos deixar de funcionar, os dispositivos em terra podem operar com dificuldade e perder sua precisão. Para fornecer a localização exata de uma pessoa, o GPS precisa consultar até quatro salétites.

Apesar de sua popularidade em todo o mundo, o sistema de localização GPS não é o único disponível. A Agência Espacial Européia desenvolveu um sistema similar batizado de Galileu e a Rússia detém o GLONASS, que cumpre a mesma função.

Nenhum comentário:

Post de destaque

Contar caracteres com MySQL

Vamos fazer uso das funções da linguagem SQL para contar caracteres de um campo salvo em uma tabela. Ou seja, vamos selecionar diversos regi...