29/11/2016

9 habilidades que tornam um funcionário indispensável

O site Business Insider listou as 9 habilidades que tornam um funcionário indispensável.

Confira abaixo:

1. Gerenciamento do tempo

Gerenciar bem o tempo no escritório e a capacidade de priorizar as tarefas pode parecer algo simples, mas os empregadores dizem que essa habilidade falta em quase metade (47%) dos funcionários. Gerenciar bem o tempo melhora a sua produtividade e eficiência, além de poder te poupar de fazer horas extra.

2. Relacionamento com clientes

Pelo menos 39% dos empregadores disseram que essa é uma das habilidades que mais faz falta no ambiente de trabalho. Essa capacidade pode ser útil para qualquer um que trabalha em contato com outras pessoas e definitivamente pode ajudar na relação com seus colegas de trabalho e com o chefe.

3. Trabalhar como parte de uma equipe

Ser um bom funcionário tem muita relação com saber trabalhar em equipe e ter um bom relacionamento com os colegas. Mesmo assim, os chefes afirmam que 33% dos funcionários não sabem trabalhar bem como parte de um time. Trabalhar em equipe envolve muitas habilidades cruciais para um bom líder, como saber ouvir os problemas dos colegas, respeitar suas opiniões, ser persuasivo e ter a capacidade de influenciar as pessoas.

4. Gerenciar os sentimentos

No ambiente de trabalho, é crucial controlar suas emoções e não deixar que atrapalhem seu desempenho. Além disso, é importante saber gerenciar os sentimentos dos companheiros. Dos empregadores que participaram da pesquisa, 32% disseram que seus funcionários precisam desenvolver melhor essa habilidade.

5. Influenciar os outros e motivar a equipe

Persuadir e influenciar colegas, assim como gerenciar e motivar a equipe, são habilidades que faltam em mais de 30% dos funcionários. Além de melhorar seu desempenho no trabalho, essas habilidades são importantes para você desenvolver o verdadeiro espírito de liderança.

6. Habilidade de vendas

Obviamente, isso é extremamente importante para profissionais de vendas, mas dominar essa habilidade pode ser crucial também para quem trabalha em outras áreas. Isso engloba desde apresentar bem uma ideia e defendê-la até saber "se vender" em uma entrevista de emprego. De acordo com o estudo, 25% dos funcionários precisam desenvolver melhor essa capacidade.

7. Treinar novos empregados

Ao longo de sua carreira, provavelmente você terá que treinar novos funcionários e profissionais mais jovens. Ensinar nem sempre é uma tarefa fácil, mas pode melhorar sua imagem com o chefe. Dos empregadores questionados, 22% disseram essa era uma habilidade que faltava em seus funcionários.

8. Estabelecer metas

Escolher objetivos claros e planejar recursos é outra habilidade que os chefes consideram importante, mas que 22% dos funcionários não demonstram. Isso significa estabelecer metas não só para você mesmo, mas também para os colegas.

9. Fazer discursos e apresentações

Para se vender com sucesso em uma entrevista de emprego, ou fazer uma apresentação aos superiores, saber se comunicar de forma clara e concisa é uma habilidade imprescindível no ambiente de trabalho. No entanto, 16% dos empregadores disseram que seus subordinados precisam melhorar seu desempenho nesse quesito.

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