22/12/2014

Como instalar o Windows 8.1 a partir do USB num sistema com UEFI

Resolvi fazer este post para responder a um e-mail que eu recebi. A pergunta foi: "Como faço para instalar o Windows 8 num sistema com UEFI?"

Observações importantes:
Vou levar em consideração que o seu sistema já esteja com a UEFI habilitada na  bios e que você saiba o que está fazendo.

Então vamos lá:

Depois de muito quebrar a cabeça e pesquisar mais ainda na internet, veio a explicação (que, agora, soa bem óbvia): pen drives, por padrão, são formatados usando o padrão MBR, que é o formato de partições usado e reconhecido pelo BIOS. Sistemas UEFI, por outro lado, usam o formato GPT. Logo, o “truque” é reformatar o pen drive no formato GPT.

Para isso, conecte seu pen drive e abra um prompt de comando, digite diskpart e depois digite list volume para localizar seu pen drive:


Agora apague o volume do pen drive. Sem isso, não é possível reformatá-lo como GPT. Execute, na sequência, select volume <volume-do-seu-pen-drive> e então delete volume override para apagar o volume. Atenção: cuidado para não apagar o volume errado.


OK! Para podermos criar nossa partição GPT, é preciso primeiramente converter o disco. Execute o comando convert gpt:


Feito isso, vamor criar nossa partição. Ela deve ser primária e formatada como FAT32. Para isso, execute os comandos create partition primary e format fs=fat32 label=”Windows 8″ quick:


Agora seu pen drive está pronto! Copie o conteúdo da imagem ISO do Windows 8 para dentro de seu pen drive, dê o boot e divirta-se!

2 comentários:

Luiz L. Marins disse...

BOM POST.

Anônimo disse...

Procurei na minha bios a sequencia de boot e aparece somente ssd hd e dvd, não aparece pendrive, será que é por causa disto? Minha placa é uma gigabyte ga z97m d3h.