15/12/2014

Ainda não tem o Android Lollipop? Relaxa... quase ninguém tem!

Em 3 de novembro de 2014, a Google lançou a mais nova versão do Android, chamada Lollipop (5.0), mas ela ainda não alcançou nem 0,1% dos usuários.

Para os amantes do sistema, a atualização é esperada com ansiedade. Mas depois de mais de um mês, é difícil encontrar usuários que já tenham tido acesso a versão. O Google publicou na página para desenvolvedores como está a divisão de sistema pelos usuários Android. A última versão sequer aparece por ali. Uma observação diz que "qualquer versão com menos de 0,1% de distribuição não será exibida".

O maior problema nessa história é que as fabricantes estão demorando a disponibilizar aos usuários a atualização. Como o Android é um sistema aberto para customização, cada fabricante precisa fazer suas mudanças na nova versão antes de disponibilizá-la para download.

As atualizações vão aparecendo pouco a pouco. O LG G3, por exemplo, recebeu a atualização primeiro na Polônia. A Motorola já está disponibilizando a atualização para usuários de produtos da linha Moto Brasil. Mas nem todos receberam o direito de atualizar até agora.

A Samsung, tradicionalmente uma das mais lentas a disponibilizar atualizações, já iniciou a distribuição do sistema para o Galaxy S5, mas ainda está longe de ser uma adoção em larga escala.

Ser um sistema aberto é um trunfo para o Google, em situações como essa é possível ver o lado ruim da história. Em três semanas o iOS 8 teve adoção de 47% dos usuário de iPhones e iPads. Ja estamos passando de cinco semanas e o Android ainda não passou dos 0,1%.

Nenhum comentário: