27/12/2012

Cinco dicas para economizar bateria no Windows 8



O Windows 8 foi otimizado para aparelhos portáteis, como notebooks e tablets, o que naturalmente faz com que a autonomia da bateria do seu computador dure mais em relação a versões anteriores do sistema. Mas se você quer ficar ainda mais tempo longe da tomada, saiba que é possível economizar bateria seguindo algumas dicas simples. Listamos as cinco principais. Confira:

1. Altere o plano de energia

O Windows traz vários planos de energia pré-configurados. Geralmente basta alterar para o plano “Economia de energia” para ter uma melhora visível na autonomia da bateria. Isso é possível porque o Windows limita o clock do processador e outros recursos do computador, ou seja, é o plano ideal para tarefas leves, como navegar na Internet ou ouvir músicas. Para configurar o plano de energia, siga os passos abaixo:


Passo 1. Pressione “WinKey + X” para exibir o menu de atalhos do Windows 8. Nele, clique em “Painel de Controle”;


Passo 2. No Painel de Controle, clique em “Hardware e Sons” e abra “Opções de Energia”;


Passo 3. Selecione o plano “Economia de energia” e, logo ao lado, clique em “Alterar configurações do plano”;


Passo 4. Por fim, clique em “Alterar configurações de energia avançadas”. Nas opções, você pode configurar todos os detalhes do plano para cada situação (bateria ou tomada);



Passo 5. Para alterar entre os planos de energia, clique sobre o botão da bateria localizado ao lado do relógio do Windows.



2. Desligue o monitor quando não estiver usando

Aguardar enquanto um download é concluído ou ouvir música são exemplos de tarefas que não precisam do monitor. Quando não estiver usando, opte por suspender a atividade do computador ou, no mínimo, desligar o monitor. Alguns notebooks trazem um atalho para isso, mas é possível configurar para que o próprio Windows desligue a tela quando estiver ocioso:

Passo 6. Acesse as “Opções de energia” (passo 1 e 2) e clique em “Alterar configurações do plano” ao lado da opção selecionada;


Passo 7. Altere a opção “Desligar vídeo” para a coluna “Na bateria” para algo em torno de 3 minutos, dependendo da sua necessidade. Você também pode definir o tempo em que a tela é esmaecida e depois de quantos minutos de inatividade o computador é suspenso. Quanto menores esses valores, maior será a autonomia da sua bateria.



3. Diminua o brilho da tela

Se você costuma usar o notebook em ambientes com pouca luminosidade, diminua o brilho da tela o máximo que puder. A maioria dos notebooks contam com uma tecla ou atalho especifico para isso – geralmente Fn + teclas direcionais para baixo/cima –, mas você também pode alterar o brilho do monitor através de uma configuração do Windows:

Passo 8. Pressione as teclas “WinKey + C” para exibir a Charm Bar e clique em “Configurações”;


Passo 9. Clique em “Brilho” e diminua o quanto achar que deve. Não deixe o brilho no mínimo, pois você provavelmente terá dificuldades para enxergar a tela e demorará mais tempo para realizar tarefas simples. Portanto, é importante achar um ponto de equilíbrio entre usabilidade e economia de energia.



4. Desative os componentes de hardware que não usa

A maioria dos notebooks, além da conectividade sem fio, contam com uma porta para uso de rede cabeada. No entanto, com o WiFi cada vez mais difundido e acessível, raramente plugamos nosso portátil num cabo RJ45. Mesmo sem uso, a placa de rede permanece ativa a espera de uma conexão – e contribuindo para a descarga da bateria. Para desativar a placa de rede (e outros dispositivos que você não usa), siga os passos abaixo:

Passo 10. Pressione o atalho “WinKey + X” novamente. Dessa vez, clique em “Sistema”;


Passo 11. Na janela que se abre, clique em “Gerenciador de Dispositivos”, localizado no canto superior esquerdo da janela;


Passo 12. No Gerenciador de Dispositivos, você tem acesso a praticamente todo o hardware do computador. Expanda a categoria “Adaptadores de rede”, clique com o botão direito do mouse sobre a placa de rede cabeada e clique em “Desativar”;



Passo 13. Quando questionado se deseja continuar, clique em “Sim”. Dessa forma, o adaptador de rede foi desativado e não funcionará até que você o ative novamente. Faça isso para componentes pouco ou não utilizados, como leitor de cartões, gravador de CDs, dentre outros.

5. Remova o pen drive, mouse USB e outros dispositivos

Pen drives, HD externo, mouse USB e outros dispositivos conectados em qualquer uma das portas do computador consomem energia e ajudam a drenar a carga da bateria. A dica nesse caso é desconectar tudo que não estiver usando – inclusive o mouse. Sempre que possível, opte pelo trackpad do seu notebook.

Pronto! Seguindo pelo menos uma das dicas, certamente a bateria do seu notebook vai durar alguns minutos a mais. Vale a pena sacrificar alguns recursos do computador nem que seja só para testar o resultado, mas apostamos que você vai gostar. Lembre-se de que todos as dicas apresentadas são completamente reversíveis.

Grande Abraço e um Feliz Ano Novo!!!




Nenhum comentário: