01/09/2012

Ótimos links para quem quer aprender fotografia.


Não há dúvidas de que a melhor forma de compartilhar conteúdo seja a internet. No entanto, quando precisamos nos dedicar a aprender alguma coisa por conta própria, sempre queremos indicações de blogs e sites confiáveis sobre o assunto. Com a Fotografia, não poderia ser diferente. Aliás, a Fotografia é o melhor exemplo disso, justamente por tratar de um público cada vez mais autodidata. Separei meus links preferidos para compartilhar com vocês. São sites muito preciosos e de conteúdo incrível, aproveitem!

• FFW [Shooting]
ffw.com.br/shooting


A página online do FFW Fashion Foward, nome por trás dos mais importantes eventos de moda do país, é um portal sempre ligado nas novidades culturais. Além de moda, o site cobre assuntos ligados à música, cinema, fotografia, design e outras artes. A sessão Shooting traz ensaios incríveis, sempre bastante conceituais. Sabe o que é bom? Quem quiser aparecer por lá só precisa enviar as fotos para a equipe de redação que eles avaliarão a qualidade do conteúdo.


• Socionautas
www.socionautas.com.br


O Socionautas é um grupo de artistas, fotógrafos em sua maioria, que compartilham imagens e experiências importantes para criar, no leitor, uma posição de desconforto perante alguns aspectos da sociedade. Basicamente, o grupo se utiliza da fotografia como objeto propulsor de crítica e mudança. Também promovem encontros, workshops e cursos em São Paulo e arredores.


• 500px Blog (conteúdo em inglês)
500px.com/blog


Muita gente usa o 500px, mas quase ninguém explora o que o site tem para oferecer fora do compartilhamento de imagens. O blog tem histórias de fotografias, tutoriais, apresentação de portfólios, dicas, reviews de equipamentos, conteúdos em vídeo. É uma porção de coisas interessantes!


• Cia de Foto
www.ciadefoto.com


A Cia de Foto sempre compartilha trabalhos de conteúdo bastante denso, especialmente no blog. Através dos textos e das imagens, o leitor pode abranger suas perspectivas em relação à estética e à narrativa da produção de uma imagem.


• Guess the Lighting (conteúdo em inglês)
guessthelighting.com


O Guess the Lighting (Adivinhe a Iluminação) é um exercício teórico da prática. Não entendeu? É simples! O site destrincha a produção de uma determinada fotografia, ou seja, diz a câmera que foi usada, mostra o esquema de iluminação... Tem até alguma curiosidade sobre a imagem, depois. É uma excelente ferramenta de estudo!


• ISO 1200 Magazine (conteúdo em inglês)
www.iso1200.com


O ISO 1200 é um dos sites com o conteúdo mais interativo pra quem quer aprender sobre fotografia. Só vídeos! Têm tutoriais de Photoshop, making of de inúmeros ensaios, entrevistas com fotógrafos renomados, dicas e tudo mais que for de utilidade pública para o universo fotográfico.

Matéria retirada do site www.fotografeumaideia.com.br do autor Henrique Resende

Nenhum comentário: