13/09/2012

iPhone 5 contra todos; qual o melhor smartphone?

A Apple anunciou seu mais novo smartphone, o iPhone 5, nesta quarta-feira (12), apresentando um aparelho com hardware avançado e design diferenciado. Como a concorrência atualmente é grande no mercado mobile, será que o novo celular da Apple chega a ser melhor que os principais rivais?



O hardware do iPhone 5, com um processador A6 quad-core, provavelmente não deixa a desejar frente aos grandes modelos do mercado, mas também não surpreende. Assim, ainda que o aparelho tenha um ótimo desempenho, dificilmente ele vai se destacar mais que o Galaxy S3, por exemplo - hoje considerado o melhor smartphone do mundo.

No quesito design, a Apple foi esperta: repetiu o desenho básico dos seus aparelhos anteriores, que agrada muito os seus fãs, mas adicionou uma tela maior para tentar bater de frente com os grandes Androids do mercado - que dificilmente são lançados com telas menores que 4,5 polegadas.

Mas ainda que o tamanho do display perca para o de todos os rivais diretos, a tela presente no iPhone 5 também não pode ser desmerecida. Com a tecnologia Retina e 326 ppi de resolução - a mesma do iPhone 4S -, a tela até agora só foi superada pela Nokia, que traz uma de impressionantes 332 ppi no Lumia 920.

A companhia da maçã ainda anunciou seu novo aparelho como o "smartphone mais fino de todos". Apesar do modelo ter realmente espessura menor que a de seus concorrentes diretos, a afirmação é enganosa: smartphones como o Motorola DROID Razr e o ZTE Athena são na realidade mais finos.

Em relação à energia, apesar da Apple não ter divulgado o tamanho de sua bateria, ela parece ser boa, já que garante 8 horas de conversação por 3G e 4G, 10 horas pelo Wi-Fi ou 225 horas em stand-by. A autonomia é superior a grande parte dos modelos concorrentes, com excessão do Razr Maxx HD, que conta com uma bateria gigante (3300 mAh) que promete uso da conexão 3G por 21 horas sem carregar, por exemplo.

Na questão da câmera, a Apple também não trouxe grandes inovações: 8 megapixels na traseira e 1,2 MP na dianteira. Apesar da resolução das imagens ser muito boa (3264 x 2448), e da empresa prometer ótimas fotos com pouca iluminação, a câmera fica abaixo da de modelos como o Sony Xperia TX, com 13 MP, e o Lumia 910, com 8,7 megapixels e tecnologia PureView.

Por fim, o anúncio do novo celular da Apple pode ter decepcionado bastante, principalmente pelo histórico da empresa de lançar celulares que costumam deixar todos os rivais para trás. Mas, ainda assim, a companhia traz um aparelho bastante equilibrado, para bater de frente com qualquer top de linha no mercado, e sem fazer feio em nenhum quesito. Com isso, o iPhone garante a manutenção da sua popularidade, para continuar entre os maiores modelos de smartphones do mundo.

Fonte: TecTudo

Nenhum comentário: