13/08/2012

Curiosity faz foto panorâmica de Marte

O jipe-robô Curiosity tem feito fotografias cada vez melhores desde que pousou no solo marciano em 6 de agosto. Agora, a NASA divulgou a primeira fotografia panorâmica em alta resolução feita pelo robô na Cratera Gale, região onde ele deve ficar durante sua missão de dois anos no planeta vermelho.


O panorama de 360º da região foi feita com a união de 130 imagens de 144 por 144 pixels feitas com a Mast Camera. Essa é uma câmera de navegação (Navcam) de apenas 34 mm que fica no mastro do veículo.

Elas foram tiradas em 8 de agosto durante a tarde do dia marciano. Como Marte só recebe metade da luz do Sol quando comparada com a Terra, as imagens que formaram o panorama foram clareadas durante o processo.


Apesar da edição nas cores, a panorâmica revela tons de marrom avermelhado ao redor das dunas. Esse pode ser indício de diferentes texturas ou materiais. Por sua vez, as manchas cinza que aparecem no chão podem ser causadas pelos motores usados pelo módulo de descida do Curiosity.

Curiosity transitará pela Cratera Gale até chegar ao ponto mais alto dela, o Monte Sharp. Ele pode ser visto à esquerda da fotografia. O objetivo do Curiosity é explorar a região para tentar descobrir se Marte já teve um ambiente capaz de suportar vida microscópica e se tem condições que preservaram os seus indícios.

Fonte: Notícia retirada do site da revista EXAME às 09:46 do dia 13/08/2012.

Nenhum comentário: