16/07/2012

SPAMs, HOAX, Lenda Urbana...saiba como identificar!

Todo mundo recebe constantemente alguns e-mails, categorizados como SPAMs, HOAX, Lendas Urbanas, entre outros. Além de receber, muitos usuários encaminham certas histórias como se elas fossem verdadeiras, como a história do e-mail que dizia que quem repassasse para um número de amigos, iria ganhar um celular da NOKIA (ou Ericsson), algo assim.

O incrível é que alguns usuários nem se dão conta que estão passando uma história inverídica, criada por algum desocupado e que esta história está rodando na Internet há tempos.


As cebolas são um imã para as bactérias

Um exemplo de texto que circula na Internet desde 2009, afirma que a cebola cortada atrai as bactérias presentes no recinto e alerta para que não deixemos o alimento aberto para que esse não se contamine. O texto ainda afirma que, em 1919, um médico descobriu que as famílias que deixavam cebolas abertas na casa não morriam de gripe. De acordo com o artigo, uma minuciosa análise em um microscópio revelou que a planta absorveu as bactérias da residência, deixando o local livre da doença.


Será esta história verdadeira ou falsa? 


Para reconhecer a falsidade de uma história como essas você deve estar atento para o seguinte:


A história tem várias características de um boato virtual, de um hoax:

  • Possui informações imprecisas;
  • É incoerente em vários pontos;
  • Nenhum dos citados no texto está vivo para confirmar;
  • O fato aconteceu longe e há muito tempo (fica difícil se confirmar);
  • Trata de um assunto que interessa a muita gente (saúde);
  • Pede para ser repassada.



Estes são um dos pontos em que você pode seguir para se precaver de uma história como essa e evitar o repasse de mensagens sem a necessidade, quebrando a corrente.

Para saber mais sobre a história da cebola, clique aqui, o texto é do site e-farsas.com e o artigo deles informa no final que a história é falsa e que cebola contém vitaminas e faz bem à saúde. Que não devemos deixar uma cebola exposta, por uma questão de higiene.

Antes de enviar as mensagens, devemos ter sempre em mente se a história que nos foi repassada é verdadeira ou não, para que essas correntes sejam quebradas. Além de visitar o site e-farsas.com, você também pode pesquisar trechos da mensagem no Google ou em outro site de busca.

Obrigado a todos e até o próximo post!

Nenhum comentário: