30/07/2012

Java é a linguagem mais exigida no mercado de TI


Segundo uma pesquisa da Dice.com, quatro das cinco principais habilidades exigidas dos profissionais da área estão relacionadas a desenvolvimento.
O levantamento apontou que o desenvolvimento em Java continua sendo a habilidade mais desejada por gerentes e recrutadores, seguido por mobile, .NET, capacidades gerais de desenvolvimento de software e segurança.
De acordo com Alice Hill, diretora de gerenciamento da Dice.com, as quatro principais habilidades são as mesmas de estudos anteriores, pois elas são difíceis de preencher ano após ano.
Entre as razões para essa repetição nos talentos está o mercado. Hill cita a explosão da abertura de empregos no setor mobile, à medida que novas oportunidades estão sendo criadas mais rapidamente do que podem ser preenchidas. Demanda semelhante no setor de Java, com a explosão do big data e de empregos relacionados a Hadoop, está colocando pressão em recrutadores para preencher as vagas. 
Entretanto, há algumas coisas que os gerentes de contratação podem fazer para facilitar suas vidas. Entre elas, sugere Hill, está a modificação do tempo de experiência. A maioria dos gerentes, atualmente, busca por profissionais com experiência de entre dois e 10 anos. Ela aconselha procurar alguém com mais ou com menos experiência, já que faixa citada está sendo procurada por praticamente todo o mercado.
Além disso, o estudo recomenda que os empregadores sejam um pouco mais flexíveis em relação a salários e benefícios. Segundo Hill, a taxa de desemprego em profissionais de TI está em 3,5% por causa do gap de talento e porque as empresas se mantêm irredutíveis em relação a seus temos. “Às vezes, o pagamento é inaceitável. Às vezes, as exigências são para candidatos fantasiosos”, acrescentou.
Outra alternativa é o candidato confiar nos empregadores para dar-lhes treinamento. O levantamento indica uma contínua redução em treinamento corporativo formal. Para Hill, os candidatos devem pegar as oportunidades e assumir novos projetos em seus atuais empregos para se desenvolverem e ganharem experiência.
Fonte: iMasters

Nenhum comentário: