14/07/2012

Entenda as siglas das lentes parte 3 de 8


Nesse nosso terceiro post irei falar sobre as siglas das lentes da marca Sigma.

• ASP – Aspherical Lenses – Lentes Asféricas
AS lentes asféricas permitem uma performance melhorada, tendo menos elementos óticos em seu interior. Isso resulta em maior qualidade de imagem e uma lente mais compacta. Elas são ótimas, pois diminuem problemas comuns a grande-angulares e zooms, como flares e distorções nas bordas.

• APO – Apochromatic lenses – Lentes apocromáticas
Essas lentes são construídas com um cristal ótico SLD (Special Low Dispersion – Baixa Dispersão Especial), que reduz a distorção de cores nos elementos fotografados, aumentando a fidelidade e qualidade das imagens. Os cristais comum costumam alterar o comprimento de onda das luzes que são registradas pela câmera.

• OS – Optical Stabilizer – Estabilizador Ótico
Esse sistema possui um mecanismo que compensa a vibração da câmera quando o fotógrafo a segura, reduzindo os riscos de fotos tremidas. Dois pequenos sensores dentro da lente identificam essa vibração e a compensam. O sistema OS pode compensar de 2 a 3 f/stops abaixo da velocidade recomendada.

• EX – Excelence Lens – Lentes de Excelência
São lentes de melhor qualidade ótica e melhor acabamento externo, sendo mais resistentes e robustas. São a linha mais profissional da marca.

• HSM – Hyper-Sonic Motor – Motor Hipersônico
Lentes recomendadas para corpos Nikon que não possuem motor de foco embutido. Utiliza um motor de ondas hipersônicas para focagem automática, fazendo do processo mais rápido e silencioso.

• RF – Rear Focos – Focagem Traseira
As lentes RF estão equipadas com um sistema que move o grupo traseiro de lentes para um foco rápido e silencioso. Nas focagens tradicionais, todo o conjunto de lentes, ou só o primeiro conjunto se movem, alterando o comprimento da lente. No sistema traseiro, o tambor da lente mantem o mesmo tamanho. Esse sistema melhora bastante a capacidade de close-ups em lentes macro, além de realçar o efeito flutuante em grande-angulares.

• DG – DG lens for Digital/Analogue – Lentes para Digital/Analógico
São lentes desenvolvidas para câmeras digitais, mas podendo ser utilizadas em tradicionais. Corrige distorções e aberrações das fotos, que ficam muito evidentes em câmeras digitais. Essas lentes eliminam flares e fantasmas, além de minimizar bastante a vinhetagem (aquela “escuridão” que aparece nas bordas da foto).

• DC – DG lens for Digital – Lentes DG para Digital
As lentes DC foram feitas para se ajustarem aos sensores APS-C das câmeras digitais com fator de corte. Não podem ser usadas em câmeras 35mm analógicas ou Full Frame.

• FS – Floating System – Sistema Flutuante
O sistema flutuante controla o foco movendo os diferentes grupos de lente em posições diferenciadas, diminuindo a distância do telescoping e a flutuação da aberração em diversas distâncias de disparo. Por ser bastante eficiente em lentes macro e grande angulares, esse sistema é encontrado nas lentes macro 50mm F2.8 EX DG e na grande angular 28mm F1.8 EX DG Aspherical macro.

• DF – Dual Focus – Foco de duas formas
Esse sistema permite a manipulação fácil e exata da lente e a correção do foco automático de forma manual. Ele desembaraça a ligação entre o mecanismo de focagem interno e o anel de focagem externo, quando o anel está na posição AF.

• DL – Deluxe – De Luxo
Lentes com acabamento especial.

• UC – Ultra Compact – Ultracompacta
Lentes leves e pequenas, que facilitam o transporte e manejo.

Abraços e boas fotos.

Nenhum comentário: