01/07/2012

Android 4.1 Jelly Bean




Como já era esperado a Google anunciou oficialmente o Android 4.1, também conhecido como Jelly Bean. A nova versão do seu sistema operacional mobile foi anunciada na ultima quarta-feira ( 27/06 ), primeiro dia do Google I/O.


O Android Jelly Bean traz sensíveis melhorias de desempenho. Grande parte dessa melhoria de desempenho é resultado do Project Butter da Google, que faz com que as respostas de comandos na tela touchscreen sejam previstas durante a navegação pelo aparelho. Além disso, o novo sistema possui buffering triplo de gráficos que melora a renderização de imagens.



Outras melhorias incluem a aplicação Swiftkey, que é uma atualização do teclado que permite que as palavras sejam digitadas mais rapidamente. O Voice Typing, que permite a entrada de dados via comandos de voz e que também funcionará offline. E também o Voice Search que assim como o Siri da Apple, responde perguntas feitas pelo usuário mostra imagens e informações sobre o tema na tela do smartphone.

A integração com a tecnologia NFC facilita o compartilhamento de fotos e outros arquivos apenas com a aproximação dos aparelhos. A câmera também terá a opção de compartilhamento de imagens com um simples toque na tela.

Outra novidade apresentada durante a conferência que também atraiu muito a atenção foi o Google Now, esse recurso mostra informações de acordo com todo o histórico de navegação e pesquisa do usuário no Google. O Google Now é capaz de interagir de forma inteligente ligando suas informações aos principais sistemas da google: Search, Maps, Calendar etc. Como resultado disso, ele é capaz de te avisar quando você deve sair de casa para não chegar atrasado a um determinado compromisso, levando em consideração sua localização atual e até mesmo a intensidade do transito ao longo do percurso.



Além dos recursos já citados o Android 4.1 possui novas ferramentas de acessibilidade destinadas a deficientes visuais. Através de determinados gestos, será possível navegar pelo telefone de maneira intuitiva e usar gestos especiais para navegação ou dicas auditivas. Até a linguagem Braille (para cegos) foi integrada ao sistema operacional.

A atualização para o Android Jelly Bean será liberada ainda este mês para o Galaxy Nexus, o Nexus S e o Motorola Xoom. O novo tablet Nexus 7 já virá com o novo Android 4.1. O SDK para desenvolvedores já foi liberado desde o dia em que o anuncio foi realizado. Abraços e até a próxima semana!

Nenhum comentário: