19/06/2012

Um pouco de história - Alguém se lembra do modelo Waterfall?

Eu estava caminhando agora a noite pelos corredores de uma Universidade aqui em Niterói e ví um diagrama desenhado no quadro que é bastante conhecido pelos "guerreiros" desenvolvedores de software... tratava-se do "Waterfall model".

Imagina ter uma necessidade de documentação para a criação de algo que ainda não existe em larga escala e muito menos possui uma metodologia adequada para ser criado. Então... foi assim que lá na década de 1970 um grupo de cientistas analisaram o processo de construção de um prédio e chegaram a conclusão que poderiam aplicar para o desenvolvimento de softwares. Esse modelo ficou conhecido por Waterfall e foi documentado pela primeira vez por Winston W. Royce.

O modelo cascata (waterfall) inspirado na construção civil prevê o desenvolvimento em fases, onde o projeto deixa de ser uma ideia, passa a ser uma extensa documentação, depois passa a ser construído (codificado), testado e depois é posto em produção. Ou seja: a equipe precisa esperar até o final do projeto para testar o sistema desenvolvido, e logicamente... encontrará vários problemas.




Bom, a intenção é que, terminada uma fase, o projeto siga para a próxima sem jamais retornar um trabalho já feito. Essa ideia parece bastante atraente: zero re-trabalho, tudo flui sempre para a frente e, se todos fizerem sua parte corretamente, ao final da fase de Operações, tudo estará funcionando como o cliente pediu.

Será? Leitor, quantos sistemas você já usou e possuíam bugs na execução? Muitos! É praticamente impossível desenvolver um sistema sem a necessidade de rever as etapas anteriores. Por esse e outros motivos o modelo waterfall foi gradativamente deixando de ser usado e outras metodologias foram surgindo visando melhorar o desenvolvimento de projetos de software.

Nos próximos posts vou falar um pouco mais sobre a história do desenvolvimento de sistemas e sobre desenvolvimento Ágil.

Quem quiser dar uma olhada na documentação escrita pelo Dr. Winston W. Royce em 1970 sobre o modelo cascata, clique aqui.

Até o próximo post.

Nenhum comentário: