16/06/2012

Primeira fábrica da CANON fora da Ásia esta a caminho e será aqui, no Brasil!


A Canon montará sua primeira fábrica fora do continente asiático, em Manaus (AM – Brasil), e esta será voltada à produção de câmeras. O investimento será de 110 milhões de ienes (mais de 2,8 milhões de reais – cotação atual) e as operações deverão começar antes do início da Copa Mundial de Futebol: em julho de 2013.

 Diz o comunicado da marca à imprensa: “Recentemente, o mercado de câmeras digitais tem mostrado crescimento constante, liderado por países emergentes. O Brasil, em particular, tem um grande mercado, com demanda que deve crescer o que tem criado a necessidade de termos um fornecimento estratégico de produtos”. Atualmente a empresa possui mais de 350 funcionários diretos no país, onde atua desde 1974 com equipamentos de impressão – a distribuição de câmeras é por distribuidores autorizados. Na fábrica trabalharão mais 60 empregados até o fim de 2013.

De acordo com dados da consultoria GfK Retail and Technology divulgados pelo jornal Valor Econômico, as vendas de câmeras digitais no Brasil aumentaram em 28%. A meta é alcançar, em dois anos, a liderança em vendas de câmeras compactas no país – hoje a marca ocupa a nona posição. O Brasil só perde para o Japão, a China e os Estados Unidos em mercado de câmeras digitais.

Não foi a primeira das principais marcas de câmeras fotográficas: a Nikon já havia anunciado, há pouco mais de um ano, a criação de uma subsidiária brasileira, com possibilidade de abertura de fábrica. Particularmente não sei se tais investimentos viriam a solo brasileiro sem a previsão da Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016.

Abraços e boas fotos.
 

Nenhum comentário: