08/05/2012

Instalando o Android 4.0.3 (ICS) no Galaxy S 2 (i9100)

Algumas pessoas andaram perguntando por e-mail e pelo Facebook sobre minhas experiências com o Galaxy S2. Já faz um bom tempo que tenho este Smartphone da Samsung e sinceramente é o melhor aparelho que já tive. Não há no mercado outro que me atraia... pelo menos até agora, visto que jajá estará chegando por aqui o Galaxy S3.

Antes de qualquer coisa, vamos a um breve detalhamento do que faremos aqui: irei descrever os passos para instalar qualquer firmware para o I9100 (Galaxy S2) da Samsung. Aconselho que as roms sejam baixadas pelo site http://www.sammobile.com/ pois foi o mais confiável que eu encontrei, sem contar que todas as roms originais estão nele.

Importante dizer que qualquer alteração do firmware faz perder a garantia do aparelho, alem de limitar as atualizações feitas pelo software Kies da fabricante. Ou seja: faça apenas se você souber exatamente o que está fazendo e estiver ciente dos riscos. Não me responsabilizo por qualquer dano.

O legal de aprender a fazer isso é que você deixa de ficar preso as atualizações da operadora, que por sinal demoram meio século para acontecerem. Experiência própria: depois de fazer uma vez, você não vai querer outra vida... vai ficar testando zilhões de firmwares que podem ser encontrados na Internet, até porque o Android é um software de código aberto, então temos várias variações muito interessantes para testar até achar a que mais combina com o seu dia-a-dia. No meu Galaxy está a versão do Android da operadora Orange Francesa. A versão é o Ice Cream Sandwich (ICS) 4.0.3.

Passo 1 - Baixe o firmware desejado. Lembre-se que eu recomendo os achados em http://www.sammobile.com/ pois confio muito no site;

Passo 2 - Baixe o software ODIN (pode jogar "odin v1.85". Você vai achar vários links para baixar);

Passo 3 - Desligue o seu aparelho. Espero que ele esteja com no mínimo 50% de bateria. rs;

Passo 4 - Abra o ODIN e clique no botão PDA. Escolha o firmware que você baixou. Normalmente dentro do .ZIP temos um arquivo . md5;



Passo 5 - Agora vamos ligar o seu aparelho na USB em modo download. Para isso, antes de plugá-lo, segura os botões: "volume para baixo" + "botão de comando" + "power". Pode ir pressionando um de cada vez nesta ordem, o importante é que todos estejam segurados no final até aparecer um alerta e uma pergunta se deseja continuar. Escolha que sim e plugue o USB.

Passo 6 - Neste momento o ODIN irá reconhecer o aparelho. Basta clicar no botão "START".

Passo 7 - Espere terminar e pronto!!! O firmware está instalado.

Recomendo que antes de tudo você faça um bom backup dos seus contatos e de qualquer outra coisa que seja importante no seu aparelho. Devo lembrar que isso é uma prática sem volta. Ou seja: é por sua conta.

Prefiro sempre estar livre que qualquer bloqueio seja por parte do fabricante ou por parte das operadores. 
Gosto de ter o controle sobre o meu aparelho.

Abraço a todos.
Até o próximo post.

Nenhum comentário: