29/05/2012

Foxconn já fabrica o televisor da Apple, o iTV

O noticiário China Business News divulgou, nesta segunda-feira, que a Foxconn já começa a produzir as primeiras unidades do televisor da Apple, o iTV. A montadora chinesa estaria na fase de produção-piloto enquanto a linha de montagem em Shenzhen é ajustada para a fabricação em massa.

O jornal não dá outros detalhes. Dada a quantidade de rumores – alguns deles conflitantes – sobre o televisor da Apple, a notícia deve ser vista com uma boa dose de ceticismo. Ela chega duas semanas depois que outro jornal asiático, o China Daily, citou Terry Gou, principal executivo da Foxconn, dizendo que a empresa já se preparava para fabricar o esperado televisor da Apple.A Foxconn negou, depois, que a notícia fosse verdadeira e afirmou que tinha havido um mal entendido.

De concreto, sabe-se que o projeto existe mesmo na Apple. O próprio Steve Jobs confirmou isso antes de morrer, como relata seu biógrafo Walter Isaacson. Depois disso, surgiram relatos de que a Apple estaria negociando componentes eletrônicos para um televisor com fabricantes asiáticos.

O que se espera é que o iTV – se ele, de fato, virar produto – rode alguma versão do iOS, o sistema operacional usado no iPhone e no iPad. Assim, o televisor poderia usar os mesmos apps criados para esses dispositivos da Apple. Ele também teria acesso à loja iTunes para a compra de filmes, jogos e outros tipos de conteúdo. Por meio do assistente de voz Siri, as pessoas poderiam comandar o televisor sem usar um controle remoto. E dispositivos como o iPhone e o iPad poderiam interagir com ele, enviando vídeos e fotos para ser vistos na tela grande.

Em março, o analista de mercado Gene Munster, da empresa Piper Jaffray, disse que o iTV será “a coisa mais importante na área de aparelhos eletrônicos desde o smartphone”. Munster afirmou, na ocasião, que o televisor chegaria às lojas no segundo semestre deste ano, durante o Outono americano.

Fontes: Info Exame, Revista Info

Nenhum comentário: