18/05/2012

BackTrack 5: Distribuição linux para Pentest




Para quem não conhece, BackTrack 5 é um sistema operacional linux baseado no ubuntu destinado a testes de segurança da informação.

Focado em testes de penetração (pentest), o backtrack conta com diversas ferramentas para análise de vulnerabilidades, quebra de senha de rede wireless, captura de tráfego de rede, esteganografia e muito mais.

Quando fiz o curso de teste de invasão de redes, tive a oportunidade de usar esse sistema operacional e testar o seu poder de fogo. Usamos diversas ferramentas, mas uma que me deixou muito impressionado foi o Metasploit Framework (msfconsole). Essa ferramenta explora vulnerabilidades conhecidas de sistemas operacionais e outros tipos de softwares como banco de dados e virtualizadores. Quem não se preocupa em atualizar os seus sistemas, vira alvo fácil de quem sabe utilizar esse verdadeiro canhão.

Exemplo de ferramentas disponíveis:



Para quem não quer fazer alterações no computador, o backtrack está disponível em live-DVD ou pronto para ser virtualizado com VMWare, mas nada impede de ser virtualizado pelo VirtualBox ou outros virtualizadores. Para usá-lo como live-DVD basta colocar o DVD no leitor e dar boot no computador (verifique se o leitor de DVD é o primeiro na sequência de boot. Para mais informações consulte o manual do fabricante).

Site oficial para download: http://www.backtrack-linux.org/downloads/

Site oficial com tutoriais (em inglês): http://www.backtrack-linux.org/tutorials/


Vídeo Promocional:



Um grande abraço a todos e até o próximo post.

Nenhum comentário: