24/05/2012

Analisando Gráficos - Textura


De todos os elementos gráficos, a textura é o primeiro elemento que o usuário nota em qualquer jogo. Todos os jogos são constituídos de desenhos de formas geométricos e não fazem nenhuma diferenciação de superficie, e é a textura que da as características da superficie dos objetos, e essa é a primeira impressão que nos é passada, pois é o que sensibiliza imediatamente a nossa visão.
A textura é simplesmente um arquivo de imagem como um JPG feito de forma panorâmica e usando para cobrir um objeto 2D ou 3D.
A imagem acima mostra um personagem com textura e ele em wireframe, um recurso de qualquer software 3D, que permite você visualizar somente as edges e ocultar os poligonos.

Abaixo um exemplo de um personagem 3D antes de receber a textura.


Abaixo um exemplo dos 3, mais uma amostra do arquivo de textura que vai envolver o modelo.


Quando o jogo oferece estilos de roupas diferentes para o mesmo personagem, por exemplo, na maioria das vez que o personagem substitui a roupa e necessario fazer uma remodelagem do personagem, já que a textura e apenas uma imagem jpg. Nos jogos de luta, as roupas mudam totalmente a forma fisica do modelo do personagem, tanto roupas como formas são construidas com poligonos.
A textura serve apenas para mudar as cores daquele objeto sem alterar sua forma, um bom exemplo são os uniformes em FIFA. Esses são diferenciados apenas por textura, já que a forma é a mesma para todos os times e jogadores.
Um outro elemento muito importante e muito utilizado hoje em dia na texturização é o Bump Mapping. Bump Mapping é uma segunda textura (invisivel) que se aplica por cima da textura de cor para dar o efeito de relevo na textura. O Bump da a sensação que o modelo foi construido com muitos mais polígonos e serve tanto para criar ondulações em roupas, poros na pele ou tijolos em uma parede ou qualquer outra coisa que precise ter a impressão de relevo. 




Neste exemplo temos um chão formado por um único poligono. Uma superficie reta e plana. Na esquerda o chão com textura de cor aplicada.”Apenas um JPG com o desenho do chão”. Na direita o Bump mapping aplicado “Recurso que faz a textura respeitar a iluminação de acordo e dando a sensação de relevo.”

O bump mapping tb pode ser animado e pode ser usado (em poucos casos) para simular movimento de roupa como em FIFA, e em alguns casos água.
Bump Mapping permite que a textura "respeite" e acompanhe a iluminação:



Nessa parede de tijolos, se você olhar o canto esquerdo, verá que na realidade é uma estrutura reta e sem desnivelamento nos tijolos, pois o efeito de relevo que você vê é causado pela textura com bump mapping.



Espero que tenham gostado e até o próximo post.

Nenhum comentário: