02/04/2012

Ver TV Online, legal ou ilegal ?



Um dos termos mais pesquisados na internet, hoje em dia, é o "ver tv no pc" ou "sky grátis no pc". Com o crescimento absurdo da banda larga, mais usuários estão buscando substituir o aparelho de televisão (ou utilizar o próprio como monitor, conectado a um cabo HDMI), pelos vídeos transmitidos via internet.

O Youtube trouxe uma grande revolução nessa área e, há algum tempo, já é possível assistir vídeos em Full HD, com legendas traduzidas pelo próprio sistema inteligente do site.


Porém, como fica a questão de assistir a um programa que está passando exatamente nesse momento em um canal de televisão? Existem programas e sites que funcionam de forma P2P, como o  Joost, dos criadores de Kazaa e Skype, onde é possível assistir TV online. Mas, isso é legal ? Acredito que a reprodução de conteúdo pago para outrem não seja uma coisa que esteja dentro da lei. Seria como se todo mundo tivesse uma central clandestina de distribuição de canais de TV, o famoso "gatonet".

Alguns sites disponibilizam vários canais de TV fechada para que o usuário possa escolher. Não é muito difícil ver aquele jogo que está em um pacote vendido somente para quem tem assinatura. Alguns sites cobram mensalidade ou para que você tenha uma conexão exclusiva ou, pelo menos, sem as propagandas e sem queda de conexão.

Na ânsia de encontrar um programa ou site que faça com que o usuário possa assistir filmes, séries ou esportes, diretamente no computador, o usuário pode entrar em uma grande furada. Ao baixar um programa desconhecido, o usuário poderá estar comprometendo a segurança do seu próprio computador. Sites infectados ou vírus podem ser baixados e o usuário terá que gastar um dinheiro para contratar um técnico, podendo perder arquivos importantes.

Alguns canais de televisão aberta até disponibilizam seus canais em seus próprios sites para serem vistos online. Outros, preferem se concentrar em transmitir apenas alguns eventos. A Rede Globo transmitiu a última Copa do Mundo e das Confederações pela internet. Alguns amistosos da seleção e jogos da UEFA Champions League também são transmitidos online.

Hoje em dia, já é possível assistir a filmes inteiros pela internet em sites com o NetFlix, NetMovies, Terra TV, entre outros e que são formas legais de se assistir filmes pela internet. Paga-se uma mensalidade pequena e você poderá assistir quantos filmes conseguir em um mês. Para quem tem banda larga, o carregamento do vídeo é até rápido e antecipado á execução, para não haver travamento. Porém, os filmes não são os lançamentos que tanto esperamos ver.

Entretanto, o que as pessoas procuram são canais fechados de TV para ver no computador. Isso ainda não é algo 100% difundido pelas emissoras de TV fechada. A SKY, visando conquistar essa fatia no mercado, lançou recentemente o SKY Online. Em relação aos filmes, é um pouco diferente da concorrência. É possível comprar ou alugar filmes recém-lançados por R$ 34,90 ou R$ 6,90, respectivamente. Também é possível ter acesso ao conteúdo da ESPN360 e a canais infantis como o Nickelodeon

O diferencial desse sistema é que é possível assinar o Clube SKY Online e ter acesso a alguns programas que podem ser assistidos ao vivo e a jogos do Campeonato Espanhol, entre outros eventos esportivos e a shows musicais. Ver TV Online 100% legal. Pago, mas legal.

Interessante como a internet veio para unir várias coisas como telefone e televisão e como as empresas já estão buscando os consumidores nesse mercado em grande crescimento no Brasil. Entretanto, é necessário ter os devidos cuidados para não entrar em uma furada.

Por hoje é só pessoal, semana que vem, voltaremos à programação. Obrigado a todos e até o próximo post!

Nenhum comentário: