19/03/2012

DosBox - uma ótima solução para quem precisa utilizar MS-DOS em Windows 7

Hoje eu irei indicar um programa muito útil para quem tem computador ou notebook com sistema operacional Windows 7 (ou Vista) e está necessitando utilizar alguns programas que só rodam em ambiente MS-DOS.

Como eu estava precisando rever alguns projetos desenvolvidos em "C" durante a faculdade, até para desenvolver futuros posts, precisei instalar o Turbo C 2.01, velho de guerra. Porém, me deparei com o seguinte problema. A instalação do Turbo C não é reconhecida pelo Windows 7, que está instalado em meu Notebook. E aí pensei, e agora? Desistir? Jamais. Só se realmente não houver solução.

Depois de algumas pesquisas, encontrei o DOSBOX. Um excelente emulador de MS-DOS. Isso mesmo, um emulador, como aqueles de Super Nintendo, Mega Drive e afins. Só que esse é para MS-DOS.

Você pode utilizar o DOSBOX para matar a saudade daquele joguinho que estava perdido há um tempão naquele velho disquete deixado em uma gaveta. Se ele estiver corrompido ou se não existir mais drive de disquete em sua casa, você poderá baixar em um site de AbandonWare, sem problemas.



Acesse o site www.dosbox.com e  faça o download do DOSBOX, que é compatível com quase todos os sistemas operacionais, e faça a instalação normalmente. Ele criará um ícone em sua área de trabalho.

Após a instalação, antes de acessar o DOSBOX, você deve criar uma pasta no seu drive C: com o seguinte nome DOSPROGS, que será onde o DOSBOX emulará o drive C: 

Em seguida, acesse o DOSBOX e digite o seguinte comando:

mount c c:\dosprogs\

Pronto! Todos os programas instalados na DOSBOX será colocados nessa pasta e poderão ser acessados ao digitar c: dentro do DOSBOX.



Por hoje é só pessoal, obrigado a todos e até o próximo post!


Nenhum comentário: