30/03/2012

Configurando Endian Firewall - Parte 3

Dando continuidade aos posts de configuração do Endian Firewall, hoje vou falar de uma aba que não é dada muita atenção, mas é muito importante que é a aba "estado".


Quem está começando agora no mundo do Endian Firewall vai se deparar com problemas que por muitas vezes vai dizer que não tem solução. Vai configurar as regras do firewall e não vai entender porque não está funcionando. Até eu conseguir "subir" o meu primeiro Endian Firewall eu o refiz três vezes. Isso mesmo, formatei o computador e reinstalei o Endian três vezes. Então, se isso acontecer com você, não desista.

A aba estado como o nome já diz, traz os estados dos serviços oferecidos pelo sistema. No Endian, os serviços podem ter dois estados: parado ou executando.
O filtro de conteúdo é craque em pegadinhas na hora de ser configurado. Você configura ele todo e na hora de acessar um site proibido pelas regras para testar o bloqueio... ih... não funcionou. Antes de se desesperar, acesse a aba estado e veja o status do serviço. Se o serviço estiver com status de parado, procure a opção em sua aba de configuração para que ele seja habilitado.


O menu estado da rede traz informações sobre as interfaces de rede. Nesse menu você poderá ver se a interface de rede está up (funcionando) ou down (parada). Poderá ver também as configurações como endereço IP, endereço de broadcast, entradas da tabela de roteamento e as entradas da tabela ARP.


No menu gráficos do sistema você poderá ver os gráficos relativos ao consumo de CPU, memória, área de swap e disco rígido.


No menu gráficos de tráfego é possível ver o consumo de banda nas interfaces de rede instaladas no Endian Firewall.


No menu gráficos de proxy é possível visualizar os gráficos referentes ao consumo de banda do proxy HTTP.

No menu conexões, é mostrada a lista de conexões atuais a partir do Endian Firewall ou passadas por ele. A origem e o destino de cada conexão são realçadas na cor das zonas a que pertencem. Além das quatro zonas (verde, vermelho, laranja e azul), duas outras cores são mostradas. O cor preta é usada para as conexões locais no firewall e a cor roxa é usada para as conexões de VPNs.

No menu Conexões OpenVPN é possível visualizar as informações como endereço IP de origem e IP da rede interna atribuído ao dispositivo que se conectou através da VPN. Também é possível encerrar a conexão de quem estiver conectado via VPN.

Nos menus estatísticas de email SMTP e fila de Email é possível visualizar informações sobre a quantidade de e-mails trafegados e que e-mail está na fila para ser enviado.

Obs.: Para que seja possível visualizar as informações sobre um determinado serviço é necessário que ele esteja ativo e que exista tráfego de rede para ele.

Um grande abraço a todos e até o próximo post.


Um comentário:

Anônimo disse...

Bom Dia Fernando,

Venho parabenizar pelos post sobre o ENDIAN FIREWALL. Não sei se ainda vc trabalha com o Endian Firewall.

Fiz todo o procedimento de instalação e configuração, mais no momento de ingressar com AD aparesenta a seguinte mensagem "Failed to join domain: failed to find DC for domain LOCAL.DOMINIO".

E na console informa WINBIND-I-Restart.

Já refiz a instalação do firewall 03 vezes, me ajuda por favor.

Gilvan Sousa