27/03/2012

As sete regras do "manual do nunca"

Pessoas, outro dia eu escutei um comentário do Max Gehringer muito interessante na Radio CBN. Trata-se das sete regras do manual do nunca e fala um pouco sobre gestão de projetos. Leia a transcrição abaixo:

-------
"Projeto é uma série de atividades que vai dar vida prática a uma boa ideia. Novos projetos são o oxigênio de uma empresa, porque eles impedem de que a empresa continue fazendo sempre a mesma coisa e acabe perdendo o folego, se tornando obsoleta.

Eu trabalhei em uma empresa que tinha muitos projetos, mas a maioria deles não dava resultados. Um dia, cansados de tanto errar, resolvemos sentar e conversar. Logo descobrimos onde estava o problema: sempre fazíamos um monte de mudanças no meio dos projetos, mas nunca por motivos técnicos. Mudávamos os projetos porque as pessoas envolvidas neles mudavam de opinião repentinamente. Então, nosso problema era de liderança, e resolvemos a questão nomeando um líder para cada projeto, com poderes quase ditatoriais sobre a equipe e criamos para o líder umas sete regrinhas, chamadas de: manual do nunca. Daí em diante os projetos começaram a dar certo.

As sete regras do" manual do nunca" eram as seguintes:


  1. Nunca peça exatamente a mesma coisa para duas pessoas. Por mais claro que você seja, cada uma vai entender de um jeito;
  2. Nunca acredite que uma pessoa que estudou mais que a outra, sabe mais que a outra;
  3. Nunca dê uma tarefa urgentíssima para o membro da equipe que está com muito tempo livre. Dê para um que está super ocupado;
  4. Nunca acredite que o problema já atingiu o seu ponto máximo, pois tudo sempre pode piorar;
  5. Nunca acredite na opinião de quem não pode tomar a decisão;
  6. Nunca delegue coisas que depois você terá que explicar sozinho;
  7. Nunca tente convencer se você pode mandar."
-------

Abraço a todos.
Até terça que vem.

Nenhum comentário: