03/03/2012

Aprenda como rastrear sua câmera roubada ou perdida

O sentimento de roubo ou perda do equipamento para um fotógrafo é horrível, só sendo fotógrafo para entender que ficar sem sua câmera é como ficar sem parte do seu coração. Afinal, a câmera é uma extensão do fotógrafo, tive essa sensação no ano passado infelizmente.
Quando você sofre um roubo ou até mesmo o fato de ter perdido a câmera em algum lugar e outra pessoa a encontrar antes de você, torça com toda a fé do mundo para que essa pessoa publique fotos tiradas com a sua câmera no Flickr. Com isso você tem como rastrear sua câmera usando o StolenCameraFider.com. 
O site tem como base a busca sobre os dados EXIF (Exchangeable Image File Format, ou Formato de arquivo de imagem intercambiável), uma espécie de fonte de informações referentes ao modelo, data de criação do arquivo, dados técnicos da câmera, configuração utilizada na foto e o número de série do equipamento; esta última informação (número série) pode ser o único dado com possibilidade maior de identificar exatamente qual é a sua câmera.
As informações EXIF estão presentes em todos os arquivos das fotos registradas em modelos de câmera e alguns smartphones.

Como funciona?
Todo o processo de localização é muito simples. O site pega essas informações do número de série de alguma foto que você tenha batido anterior (arquivos que você tenha salvo no computador) e busca no Flickr outras fotos que possuem o mesmo número de série em seus dados EXIF. Depois de confirmado as informações, você pode facilmente descobrir o usuário que postou as imagens tiradas com o seu equipamento. 

Passa a passo:
Passo 1. Acesse o site:  - http://www.stolencamerafinder.com/

Passo 2. Em seu computador (ou pen drive, CD etc.), localize alguma foto que tenha sido tirada com a mesma câmera que você deseja rastrear. Dê preferência para fotos que não tenha passado por nenhuma edição, pois alguns programas editores de imagens perdem essa informação registrada no EXIF;
Passo 3. Clique e arraste essa foto de seu computador até a caixa “drag & drop photo here”, que está localizada no centro do site;
Passo 4. Serão exibidas as fotos localizadas dentro do Flickr com as mesmas informações sobre a câmera contidas no EXIF da foto que você enviou. Você poderá então visualizar quem foi o usuário que as postou;
Achando a sua câmera sem ter nenhuma foto
Passo 5. Se você não possuir uma foto salva, mas tiver o número de série da câmera (na embalagem do produto geralmente há essa informação), basta clicar na opção “no photo?” e introduzir o número de série;
Passo 6. Para conhecer os modelos de câmeras que registram o número de série no arquivo EXIF, e, portanto são suportadas pelo site, acesse a lista do site aqui;
Passo 7. Quando nenhuma foto for encontrada, cadastre sua câmera como uma câmera perdida. Assim, tendo a sua câmera cadastrada no banco de dados, quando uma nova foto tirada com ela for postada você será informado por e-mail.
Fazendo isso, você pode ajudar a formar uma comunidade de donos de câmera, e quem sabe assim diminua cada vez mais o interesse dos ladrões por esse tipo de produto.
Importante: Utilize sempre imagens sem modificações, imagens cruas para ter 100% de certeza que as informações EXIF são as corretas de sua máquina perdida/roubada.

Nenhum comentário: