24/03/2012

8 DICAS PARA CUIDAR DE SUA CÂMERA

Cuidar e conservar o equipamento fotográfico é fundamental para a durabilidade e para a permanência da qualidade das fotos. Para nós, fotógrafos profissionais, que investimos pesado e os usamos quase todos os dias para trabalhar, cuidar do equipamento é de extrema importância. 
Hoje, quero compartilhar algumas dicas de como proceder diante do seu equipamento com segurança. Separei e organizei oito dicas que, apesar de parecerem simples, são de muitíssima valia para manter o bom estado de conservação.
1 – Nunca guarde sua câmera em ambientes fechados, como armários, guarda-roupas e cofres. Mantenha-o sempre em um lugar arejado, longe do calor, da umidade e da poeira.
2 – Aos fotógrafos que possuem várias câmeras, guarde-as em um armário de aço, de preferência afastado 15 cm da parede. Se o armário possuir iluminação interna, opte por colocar a lâmpada na parte de baixo, pois o ar quente subirá e o ar frio descerá, formando uma corrente natural e fazendo o ar circular dentro dele.
3 – Opte sempre por carregadores de baterias inteligentes, que evitam o efeito “memória” das baterias de NiCad (Níquel Cadmium), ou seja, se você carrega uma bateria com tempo útil de 3 horas e a utiliza por apenas 1 hora e, já coloca a mesma para novo carregamento, bolhas de gás se acumularão nas células da bateria, tornando sua vida útil, a partir daquele momento, para 1 hora e assim sucessivamente, até a sua bateria não funcionar mais. Por este motivo o carregador inteligente é indicado, pois evita este efeito. Baterias de NiMH (Nickel Metal Hydride) e LiOn (Lithium Íon) não apresentam este problema.
4 – Quando não for utilizar a câmera por longos períodos, retire as pilhas e o cartão de memória.
5 – Se você for fotografar sob chuva e não possuir um saco estanque embale a sua câmera em um saco plástico comum, faça um furo na parte da lente e vede com um elástico. Se algum líquido penetrar na câmera, desligue-a imediatamente, retire as pilhas e o cartão de memória e, deixe secar por 48 horas antes de voltar a utilizá-la.
6 – Para limpar o visor LCD utilize somente um pano macio e seco e, verifique se não foi tratado quimicamente, pois se foi, pode causar arranhões.
7 – Para limpar as lentes utilize líquidos especiais de limpeza, ou apenas dê um pequeno sopro, para remover o pó, mas cuidado com a saliva.
8 – ESSA É PARA O MEIO AMBIENTE: Nunca coloque no lixo comum as pilhas de sua câmera, pois contaminam o meio ambiente. Encaminhe-as aos fabricantes, que são obrigados por lei a armazená-las em ambientes adequados. 
Com essas dicas você ajudará seu equipamento a manter a qualidade e as funcionalidades por muito mais tempo.
 Abraços e boas fotos.

Um comentário:

Delcy disse...

Gostei muito.