24/02/2012

Panda USB Vaccine: Uma boa solução para vírus de pendrive


Dificilmente encontramos alguém que nunca teve problemas com vírus de pendrive. Os dispositivos de armazenamento USB tornaram muito prático o transporte de arquivos e consequentemente o de vírus. 

Computadores de uso público como os de lan houses e de faculdades são verdadeiros casulos de vírus. Eu fico imaginando a quantidade de vírus diferentes nesses computadores, deve dar até conflito de vírus. Hehehehe... 

Para solucionar esse problema, a Panda Security disponibilizou uma ferramenta gratuita chamada Panda USB Vaccine. Essa ferramenta tem como objetivo prevenir que o computador e o dispositivo USB sejam infectados por vírus e malwares.

Infecção do pendrive para o computador 

Esses vírus e malwares são executados quando plugamos os dispositivos infectados no computador que está com a função execução automática habilitada. 

Para que a infecção seja bem sucedida, deverá existir um arquivo no dispositivo de armazenamento USB chamado autorun.ini. O arquivo autorun.ini nada mais é do que um arquivo texto com comandos que devem ser executados assim que o dispositivo é detectado pelo computador. Quando o arquivo autorun.ini é editado para o mal, ele faz chamadas a programas que visam infectar o computador. 

Infecção computador pendrive 

Por outro lado, quando colocamos o pendrive em um computador já infectado, ai não tem jeito. O vírus detecta o dispositivo e executa rotinas internas que infectam o pendrive. 

Funções básicas do Panda USB Vaccine 

O Panda USB Vaccine tem como funções básicas desabilitar a execução automática e criar um arquivo autorun.ini que não pode ser editado por ninguém. Dessa forma, o pendrive pode até ser infectado quando colocado em um computador já infectado, mas não infectará mais nenhum outro computador, pois ele está com um arquivo autorun.ini que não faz chamada a nenhum programa. 

Instalação 

A instalação dessa ferramenta é muito simples.




A opção Run Panda USB... é para inicializar a ferramenta quando o windows for iniciado. É de vital importância deixar essa opção marcada, senão você vai ter que inicializar sempre manualmente. Vai que numa dessas você esquece. 

A opção Hide tray icon... é para esconder o ícone da seringa que fica do lado do relógio. Eu não marco essa opção porque acho importante saber se a ferramenta está funcionando ou não. 

A opção Automatically vaccinate... é para vacinar automaticamente todos os dispositivos USB que forem inseridos no computador. Eu marco essa opção, pois acho importante diminuirmos a disseminação de vírus por dispositivos USB. A opção Enable NTFS... é para habilitar o suporte ao tipo de sistema de arquivos NTFS, muito usado em HDs externos. Também é importante habilitarmos essa opção, assim estaremos incluindo os HDs externos na auto vacinação quando ele é inserido no computador.

Tela inicial

Após a instalação será aberta a tela abaixo. 

Clique no botão “Vaccinate computer”




Após o clique no botão a tela deverá ficar igual a da figura abaixo.








Assim que você plugar o dispositivo de armazenamento USB, ele será automaticamente vacinado e ficará como na opção USB drive Vaccination. 

Basta fechar o programa que o ícone da seringa ficará do lado do relógio. 

Conclusão: 

Com o Panda USB Vaccine, um bom antivírus (sempre atualizado) e um firewall pessoal você terá uma boa solução de segurança para seu computador.

Um grande abraço a todos e até o próximo post.

Nenhum comentário: