03/02/2012

#OpWeeksPayment: O grupo "Anonymous Brasil" derruba sites de bancos brasileiros.







A ramificação brasileira (Anonymous Brasil) de um grupo mundial de hackers denominados “Hackers Anonymous” vem causando problemas aos portais de bancos no Brasil.













Usando a tag #OpWeeksPayment, eles anunciaram no perfil oficial do grupo no Twitter que nessa semana fariam uma série de ataques a essas instituições financeiras.








Na segunda-feira (30/01/2012) a vítima foi o banco Itaú. O site da instituição ficou fora do ar quase que o dia inteiro, voltando ao normal por volta das 16hs. Segundo os hackers, o ataque deveria durar 12hs.








Na terça-feira (31/01/2012) foi a vez do Bradesco. Também usando a tag #OpWeeksPayment reclamaram a autoria dos ataques.




Na quarta-feira (01/02/2012) foi a vez do Banco do Brasil ficar a deriva. O grupo “Anonymous Brasil” derrubou o site do banco. No perfil do grupo no Twetter postaram a mensagem “ATENÇÃO MARUJOS: Alvo atingido! O @BancodoBrasil está a deriva! TANGO DOWN!”.








Na quinta-feira foi a vez do HSBC. No perfil do grupo foi postada a mensagem “ATENÇÃO MARUJOS: Alvo atingido! O @HSBC está a deriva! TANGO DOWN!”.





E na sexta-feira, quem será o próximo alvo?
Rumores dizem que será o Santander, mas tem pessoas que dizem que será a Caixa Econômica Federal.
Vamos aguardar para saber.

Motivação dos Ataques

Segundo o hacker que assina como “Bile Day”, o objetivo não é roubar dinheiro dos correntistas. “Nos ataques feitos pelo grupo, deixamos somente o site inacessível”.

A motivação dos ataques é chamar atenção da população, uma vez que os ataques a sites do governo não estavam surtindo muito efeito. Páginas vinculadas ao governo do distrito federal, governo paulista e Tribunal de Justiça de São Paulo também foram derrubados na semana passada. “A idéia é chamar atenção para a causa do Anonymous que é a luta contra a desigualdade, corrupção e etc”.




Tipo de Ataque Usado

O ataque usado pelo grupo é o DDoS (Distributed Denial of Service). Nesse tipo de ataque o objetivo principal é derrubar um servidor ou site.
Primeiramente, o hacker infecta o computador da vitima, normalmente, explorando uma vulnerabilidade do sistema operacional. Sem que o usuário saiba, ele controla as funções principais do computador. Uma vez com esse controle, ele dispara ataques simultâneos sem ser identificado, pois na verdade não é ele quem está atacando e sim o computador “zumbi”.
Os servidores são preparados para responder a uma determinada quantidade de requisições simultâneas, por exemplo, cem mil. Imagina um hacker controlando 10 milhões de computadores e disparando um ataque maciço ao servidor de um banco. Quando um servidor não consegue responder a todas as requisições, ele simplesmente derruba o serviço e trava. Por isso se dá o nome de negação de serviço. E a estratégia dos hackers é deixar os computadores “zumbis” atacando o site de um determinado banco o dia inteiro.



Reportagem

Assistam a reportagem exibida pela TV Record.




Humor

Assistam abaixo a charge publicada pelo site da UOL.


Cadastrem o e-mail no nosso blog para receber os nossos posts por e-mail.
Não esqueçam de curtir o blog no Facebook pelo Menu a sua direita.

Um grande abraço a todos e até o próximo post.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fala so o da BOVESPA ai acerta no coracao de SP ! lah rola transacoes online se derrubar a bolsa para ..