18/02/2012

Nikon Coolpix L120

A Nikon Coolpix L120 de 14,1 megapixels é  uma câmera superzoom, ostentando uma lente com zoom óptico de 21x (equivalente a uma 25-525 milímetros), uma alavanca de controle único lado para o bom zoom em toda a gama, sensor shift-Redução da vibração, gravação de vídeo HD 720p com som estéreo e uma tela de 3 polegadas LCD com uma resolução de 921.000 pontos. Outros destaques incluem mais de 20 modos de cena, um modo macro de 1cm, a energia da bateria AA, e um modo Sport Continuous que dispara até 20 quadros a 15fps, embora a resolução reduzida bastante.
Em seu exterior a L120 é muito semelhante ao modelo anterior a L110 de 2010, embora eles não são completamente idênticos uns aos outros. A frente da L120 é dominado pela lente grande, mesmo quando se apresenta retraído no seu alojamento. A lente da L120 não é terrivelmente rápida em termos de sua abertura máxima, que é f/3.1 em grande angular e f/5.8 na extremidade telefoto. A gama focal, por outro lado, impõe respeito, a partir de 4.5mm (equivalente a 25mm) e indo até a 94,5 milímetros (equivalente a 525 milímetros).
A L120 tem um ótimo complemento com uma alavanca de controle do lado da lente. Isto lhe permite ampliar a lente para dentro e para fora usando sua mão esquerda, bem como o método convencional da alavanca de zoom, próximo ao botão de disparo. Não soa como um grande negócio na teoria, mas na prática, revela-se um recurso muito útil, especialmente quando operar o zoom durante a gravação de filmes.
Felizmente a Nikon incluiu uma Redução da vibração (VR) para ajudar a impedir o tremor da câmera, uma característica essencial em uma câmera com tanto zoom. Como é o caso de muitas outras compacta da Nikon, o VR na L120 é de deslocamento de sensor em vez da versão em lentes utilizadas no sistema profissionais. Além de “puro” de redução de vibração mecânica, você pode optar por uma forma “híbrida” de estabilização de imagem, caso em que o sensor shift-VR é complementado por uma solução que envolve duas fotos seguidas, que são então combinadas na câmera para maior efeito. Naturalmente, isso leva mais tempo, mas pode produzir melhores resultados em determinadas circunstâncias.
Há relativamente poucos controles externos sobre a Nikon Coolpix L120. A placa superior tem um botão de energia e a liberação do obturador, rodeado pela alavanca de zoom – e é isso. O flash é agora levantada através de um pequeno botão à esquerda da caixa, mas ainda é uma das poucas coisas que a câmera não vai fazer por você automaticamente. Logo atrás do flash tem um par de microfones concebido para gravar som estéreo quando na opção filme. 
A maior parte da parede posterior da L120 é absorvido pela tela LCD de 3 polegadas, cuja resolução foi aumentado de 460.000 para um excelente 921.000 pontos. A tela da L120 mantém um revestimento anti-reflexivo, o que torna perfeitamente utilizável para enquadrar suas fotos mesmo sob luz solar direta, uma virtude importante dado que a L120 não tem visor de nível ocular de qualquer espécie. Quanto à revisão da imagem, isso é algo que você ainda quer fazer na sombra do seu corpo ao invés de sair ao sol.
O layout dos controles traseiros é quase o mesmo da irmã L110, com algumas pequenas modificações.O botão de gravação do filme, marcada por um ponto vermelho, foi feito maior e se mudou para a parte superior da traseira da câmera. Este botão significa que você não precisa selecionar um modo de fotografia dedicado filme a partir do menu, mas pode começar a filmar quando quiser. Infelizmente, ele ainda tem alguns segundos para realmente começar a gravação de um videoclipe depois que você apertou o botão de gravação de filmes. Há agora uma área mais ergonômica e de borracha onde seu polegar direito naturalmente repousa para ajudar o seu controle e diminuir um pouco a vibração sobre a câmera.
Uma coisa que define a Nikon Coolpix L120 para além da concorrência, especialmente nessa faixa de preço, é que você pode usar toda a extensão do zoom óptico durante a filmagem. O zoom é mais lento do que no modo de stills, mas isso é realmente uma coisa boa. Um benefício colateral disso é que o som do zoom motorizado não é captado pelo microfone. Mas nem tudo são flores, a imagem poderá sofrer e ficar fora de foco quando você ampliar ou reduzir, e o sistema de AF L120 ajusta muito lentamente.
O outro painel de controles são os mesmos que os encontrados na antiga L110, incluindo um modo de disparo e um botão de reprodução, um sistema de navegação de quatro, além do Menu indispensável e o botão de Excluir. Os botões de navegação permitem um acesso rápido a quatro funções, que felizmente incluem compensação de exposição. Os outros três são o macro, auto-temporizador e modos de flash, embora, como observado anteriormente, você tem que levantar manualmente o flash. Um botão OK centrado é usado para confirmar as alterações nas configurações. Você pode alternar de reprodução para o modo Gravar simplesmente batendo levemente o botão do obturador, assim você não tem que usar o botão Modo dedicado Shooting (embora você pode se você quiser).
Frustrantemente, como na L110, você ainda tem que entrar no menu principal para acessar as configurações de sensibilidade ISO – não há botão dedicado para isso – e você tem que estar no modo Auto para fazer essa opção de menu disponível. Observe também que você ainda não consegue controlar a outras variáveis ​​de exposição, abertura e velocidade do obturador ou seja.Esta é reservada para os modelos mais caros na faixa da Nikon câmera compacta.
Além do Auto e modos Auto Fácil de disparo – o último dos quais faz uso do recurso de auto seletor de cena para descobrir o que os melhores ajustes em qualquer situação de disparo dada – a Nikon Coolpix L120 oferece até 17 modos de cena selecionáveis ​​do usuário, incluindo Retrato, Paisagem, Retrato Noturno, Festa / Interior, Praia, Neve, Pôr do Sol, Anoitecer / Alvorada, Paisagem Noturna, Close-up, Comida, Museu, Show Pirotécnico, Cópia em preto e branco, Backlighting Assist, Panorama e Retrato Pet. Nestes modos, normalmente você tenha acesso aos modos de flash e auto-temporizador, bem como a compensação de exposição, e com alguns, o modo macro também.
A câmera tem um panorama como recurso, que também é encontrado entre os modos de cena. Funciona assim: você pega a primeira imagem após a aplicação de definições de compensação o modo de flash, auto-temporizador macro, e da exposição, conforme necessário, e então a câmera sobrepõe um terço dessa foto na imagem ao vivo. Isso ajuda você a compor a foto seguinte com uma quantidade decente de sobreposição para costura fácil no computador. Você pode repetir este passo até que você tenha tirado fotos o suficiente para cobrir a cena. As fotos tiradas para o panorama pode ser costurada no computador com o auxílio do software fornecido Panorama Maker. A câmera não faz esse trabalho para você e devido a isso fica devendo em comparação aos modos de varredura panorâmica que diversos modelos rivais oferecem agora.
Uma das características mais interessantes da Nikon Coolpix L110 é o Sport, Modo de disparo contínuo. A mais alta resolução selecionável é restrito a três megapixels, mas você pode disparar a uma velocidade de até 15 frames por segundo para até 20 quadros em uma linha. Isso pode ser útil com a captura de movimento rápido, embora descobrimos que rastreamento de foco não funciona neste modo, o que significa o assunto pode sair do foco, se a sua distância para a câmera muda, enquanto se move.
Como a L110, a L120 tem um modo de Sorriso em que a câmera caças para rostos sorridentes e dispara uma foto sempre que detecta um, sem intervenção do usuário. Após a foto é tirada, rosto e detecção de sorriso currículo, de modo que a câmera pode tirar fotos de pessoas sorrindo mais. Note porém que, se o flash é disparado, você não pode tomar outra dose até que esteja totalmente recarregada.
·         Prós

o    Lente de superzoom 21x, com excepcional ângulo largo de 25 mm equivalente;
o    Sensor de 14.1 MP, possibilita fotos de até 28 x 38 com qualidade profissional de impressão;
o    LCD de 3 polegadas e de excelente qualidade, constituído por 921.000 pontos;
o    Estabilizador para minimizar a produção de imagens tremidas;
o    Fotos macro de grande impacto, com a lente a apenas 1 cm dos objetos;
o    Captura 10 fotos num clique e salva a mais nítida, no combate a imagens tremidas
o    Detecta o movimento do assunto e eleva a velocidade do obturador para evitar fotos borradas
o    O modo Sporte Contínuo tira 15,3 fotos de até 3 MP por segundo (máx. 20 disparos)
o    Flash de alcance favorável à atuação da Nikon L120 em eventos notunos: 6 metros
o    Produz vídeos em HD de até 29 minutos, com som estéreo e zoom óptico
o    Chega a aprox. 520 fotos por carga de baterias NiMH ou 330 com alcalinas, segundo a Nikon
o    Espaço disponível na memória interna superior à média: 102 MB

·         Contras

o    Sem controles manuais e modos de prioridades, desejáveis em câmeras de seu tipo e preço
o    Não possui visor ocular, útil para economizar bateria ou quando é difícil visualizar pelo LCD
o    Lento modo contínuo na resolução máxima: até 19 fotos de 14 MP ao índice de 0,7 fps
o    É preciso levantar manualmente o flash pop-up da Nikon Coolpix L120 para que ele dispare
o    Por seu porte, seria de se esperar mais tipos de foco além do central e de detecção de face
o    Não elimina olhos vermelhos na revisão pelo LCD de fotos gravadas (apenas ao fotografar)
o    Só duas qualidades de compressão e restritas às fotos no maior tamanho
o    Não produz fotos 3:2, que geram cópias impressas no popular formato 10 x 15 cm

As Principais rivais
·         Canon PowerShot SX30 IS
A nova câmera compacta Canon PowerShot SX30 IS sobe direto para o topo da escada super-zoom de 35x com seus incríveis, 24-840 milímetros lente óptica – verdadeiramente toda a gama focal que a maioria dos fotógrafos nunca vai precisar usar. Além disso, a SX30 oferece um sensor de imagem de 14 megapixels, 2,7 polegadas de tela LCD, visor eletrônico, flash sapata, controles manuais completos e filmes HD 720p.
·         Casio EX-FH25
A Casio EX-FH25 é uma câmera super-zoom, com uma diferença – suas capacidades de alta velocidade significa que pode demorar ainda 30 fotos a cada segundo e até mesmo gravar 1.000 imagens de vídeo fps. A 10 megapixels EX-FH25 tem uma lente de 20x com distância focal de 26-520mm, grande tela LCD de 3 polegadas e uma riqueza de modos de disparo automáticos para facilitar a sua vida.
·         Olympus SP-800UZ
Cansado de zoom da sua câmera hum-drum 3x? Sinta-se constrangido por uma lente simples 10x? É 20x ainda não é suficiente para você? Bem, a Olympus tem a resposta na forma da SP-800UZ, uma marca da câmera ponte estilo novo compacto, que integra uma lente zoom de 30x com uma incrível gama focal de 28-840 milímetros. Além disso, a 14 megapixels a Olympus SP-800UZ oferece também uma de 3 polegadas, formato 16:9 da tela LCD, a gravação do filme 720p, 2 GB de armazenamento interno e muito aguardado suporte para cartões de memória SD. Zoltan ArvaToth.
·         Panasonic Lumix DMC-FZ45
Panasonic introduziu não um mas dois novos super-zoom câmeras de 2010. Os principais destaques do FZ45 / FZ40 incluem um zoom de 24x, grande ecrã LCD de 3 polegadas, os filmes HD de 720p, o modo RAW e uma de 14 megapixels do sensor CCD.
·         Pentax Optio X90
A Pentax Optio X90 é uma marca nova câmera super-zoom compacta com uma lente zoom de 26x imagem estabilizada com uma distância focal de 26-676 milímetros.
·         Samsung WB5000
O WB5000 / HZ25W é a primeira entrada da Samsung no mundo garotão de tudo-em-um super zoom de câmeras. Oferecendo uma lente zoom de 24x com ajuste de grande angular 26mm, a WB5000 literalmente tem assuntos mais cobertos fotográficos, tanto para 12 fotos megapixels e filmes 720p.
·         Sony Cyber-shot DSC-HX1
A Sony Cyber-shot DSC-HX1 é uma câmera super-zoom com algumas características bastante singulares na manga proverbial. Estes incluem uma lente zoom 20x e 9 megapixel sensor CMOS, sendo que ambos utilizam a tecnologia da Sony DSLR, 3 polegadas tela LCD inclinável e modo de disparo rápido 10fps explosão.

Nenhum comentário: