17/02/2012

Disco Virtual: Uma solução online para armazenamento de dados






Com o crescente aumento na geração de dados e a grande necessidade deles estarem disponíveis em qualquer lugar e momento, os discos virtuais estão se tornando cada vez mais populares.


Imagine você, precisando que seu orientador revise o seu trabalho de fim de curso. Essa é a última cadeira para que você conquiste o tão sonhado diploma. Sabe aquela última revisão antes de imprimir, pois é, quando você chega para entregar o arquivo percebe que a caixa do CD está vazia, a mídia ficou dentro do drive no trabalho, hoje é sexta-feira, não tem mais ninguém lá e a data limite para entregar é hoje. Logo bate o desespero e um mix de sensações percorre o seu corpo. Num momento repentino, você se lembra de que fez o backup no seu disco virtual. Então, você pede para o orientador quebrar o seu galho e aceitar a sua monografia por e-mail. Como o orientador é gente boa, ele aceita. Mais do que depressa, você saca do bolso o seu smartphone com conexão 3G, faz download do arquivo e envia em anexo por e-mail. Ufa, essa foi por pouco. 

Sei que essa história é meio “Fantástico mundo de Bob”, mas acontece e é mais comum do que parece. Ela serve para exemplificar o que foi dito no primeiro parágrafo. 

Os discos virtuais armazenam todos os tipos de arquivos, desde filmes até documentos de texto. Esses arquivos e/ou pastas podem ser compartilhados com outras pessoas. Nesse caso é criado um link a parte para os arquivos e/ou pastas a serem compartilhados e você só passa a quem quiser que acesse. 

A segurança desse serviço está diretamente ligada à complexidade da senha que você colocou no momento do cadastro. Se a senha for fraca, será fácil descobri-la, mas do contrário será difícil. Como dizem os mais velhos “o seguro morreu de velho”, então para aumentarmos o nível de segurança é melhor criptografar os arquivos confidenciais antes de arquivá-los no disco virtual. Vai que...

Existem os discos virtuais pagos e os gratuitos. Normalmente as diferenças estão no espaço fornecido, formas de gerenciamento e limites de tamanhos de arquivos.

Discos Virtuais Gratuitos 

Muitas das vezes, a mesma empresa que oferece discos virtuais gratuitos oferecem planos pagos. Aqui serão abordados somente os planos gratuitos. 

O limite de tamanho de arquivo faz referência ao tamanho máximo que cada arquivo pode ter. 

Para mais informações acesse o site da empresa.




Vídeo do IDGNow com demonstração de alguns serviços de discos virtuais



Um grande abraço a todos e até o próximo post.

Nenhum comentário: