15/02/2012

Criatividade nos clubes de futebol


Esse mês foi lançada a nova camisa do Sport Club Internacional, time o qual é patrocinado pela Nike.

Diferente dos tradicionais lançamentos, onde os jogadores vestem as camisas e ficam desfilando no palco para os fotógrafos, o marketing do clube resolveu inovar.


A embalagem da camisa, é semelhante a uma bolsa de sangue e faz parte da campanha de marketing “sangue colorado”. Ao adquirir o produto, o torcedor receberá um pacote diferenciado, que consiste em  um isopor branco com uma faixa vermelha com a marca da patrocinadora. Ao abrir a embalagem, o torcedor encontrará diversos cubos de gel que lembram gelo. No meio deles, a “bolsa de sangue”, onde estará a camisa.



Existem outros exemplos, de clubes que já seguiram essa idéia com o objetivo de aumentar as vendas e a divulgação das camisas.

Algum tempo atrás, tivemos a Portuguesa que colocou um código de realidade aumentada, para interagir com o seu torcedor.


Fora do país tivemos o caso do time holandês Ajax, que através do marketing de guerrilha utilizou as ruas de Amsterdam, para realizar uma troca de camisas com os pedestres assim como acontece nos campos. Esse viral, com certeza impactou nas vendas do clube.



Mesmo após essas ações, muitos clubes ainda insistem em divulgar seus produtos com os atletas do clube desfilando na sede do clube.

Semana passada, durante o lançamento do novo uniforme do Flamengo, a presidente veio a público pedir aos torcedores para que comprem as novas camisas.

Será que essa é a melhor forma de divulgação, depois das idéias acima?


Um abraço a todos e até o próximo post.

2 comentários:

Kal Carvallho disse...

O Marketing do Flamengo é fraco. Fluminense, Vasco e Botafogo dão de 10 a 0 no Marketing rubronegro. O Botafogo, por exemplo, tem o "7 é Fogo", onde todo dia 7 uma ação de marketing com um jogador importante (atual ou ídolo do passado). E agora eles estão fazendo o dia 12 como o "Dia do torcedor", com várias ações, inclusive, no último dia 12, teve visita pela sede, guiada pelo Capitão Carlos Alberto Torres.

É incrível com o tamanho da torcida que tem, o flamengo não investe nisso e só pensa em Ronaldinho que está com a imagem mais queimada ainda.

Victor Soares disse...

Concordo com você Kal!

Lembro que um tempo atrás, quem estava cuidando do marketing do Flamengo era a própria Olympikus. Essa idéia para o lançamento da camisa do Inter foi da Nike e não do marketing do clube, então acho que as empresas que chegam nos clubes precisam inovar também, mas é claro que a responsabilidade principal é do marketing do clube.