20/02/2012

Convertendo seus arquivos em Flash para HTML5 com Google Swiffy

Não bastasse o que vem acontecendo para a morte do flash e o Google, muy amigo da Adobe, criou uma extensão que faz, nada mais, nada menos, do que converter o seu arquivo SWF para HTML5. Não, você não leu errado. Ele realmente faz a conversão de qualquer arquivo SWF para o HTML5.


Incrível não? Pois é. É claro que não é 100%, em testes realizados nos laboratórios do INFOAqui, um dos SWF contendo áudio foi convertido sem o mesmo pois a extensão criada pelo Google ainda não suporta streaming de áudio.

O nome da extensão é Swiffy, você pode escolher entre baixar a extensão para o Adobe Flash CS4+ ou converter seu arquivo SWF, no próprio site do Swiffy, fazendo upload do seu computador.

Ao final da conversão, você poderá comparar a versão em Flash com a versão criada, em HTML5.

Diferenças? Há sim. O Flash roda ligeiramente mais rápido na primeira execução e o arquivo fica 10% maior do que o original. Mas, acredito que não seja algo que não possa ser melhorado. Uma coisa que não me agradou muito foi que no arquivo gerado, o código-fonte ficou muito grande, pois ele converte as imagens do SWF em texto, que depois é carregado por algum método do Swiffy que faz a conversão para imagem.

Vale a pena? Talvez não seja a melhor das maravilhas, para quem tem um site 100% feito em Flash, mas pode ser uma alternativa útil para exibir o conteúdo do seu site em qualquer plataforma como, por exemplo, um banner ou slideshow. Pode ser um adianto para quem ainda está aprendendo HTML5 e JQuery e tem prazo para entregar algum projeto para um cliente exigente. Não é a solução ideal, porém o ótimo é inimigo do bom.

O ideal é aprender HTML5 e JQuery antes de pegar algum projeto de conversão de site Flash para HTML5. Depois de prazo definido e contrato assinado, recombinar o combinado ficará mais difícil se o seu cliente for bem rígido com a data para entrega do projeto.

Essa extensão é só o indício de que realmente existe a tal conspiração para a morte do Flash. E não é só teoria.

Para acessar o site do Google Swiffy, clique aqui.

Não deixem de curtir nossa FanPage e assinar nossa newsletter. Obrigado a todos e até o próximo post.

Um comentário:

Mac disse...

Muito bom esse artigo.
Já algum tempo esperava isso.
Agora não para mais.
O flash já está na curva down.

Mac7
http://www.netmais.info