27/02/2012

Aprenda Ruby em 54 lições interativas

Para quem está começando a aprender Ruby on Rails, nada como ter uma ferramenta interativa e simples de ser usada. Se for online, melhor ainda. O RubyMonk é uma plataforma de aprendizado interativo, ou seja, é um site onde você pode aprender a sintaxe de Ruby de forma rápida e divertida.


Ao todo, são 54 exercícios de fixação e diversos problemas a serem resolvidos diretamente no seu navegador. E o resultado vem na hora. Você ainda pode visualizar dicas sobre determinado exercício, se este estiver muito complicado de ser feito. Não conseguiu fazer? Você pode ver a solução e passar para a próxima, mas o ideal é tentar resolver as lições para aprender né? Afinal, este é o objetivo.

Você pode fazer suas lições de Ruby a qualquer momento, e em qualquer lugar, basta tem um computador com acesso à Internet. Se você não puder resolver todas as lições em um mesmo dia, não tem problema, você pode continuar quando quiser, basta acessar área de login. Para quem tem Twitter ou conta no Gmail, o login é super facilitado, basta estar logado em uma das duas contas para entrar no RubyMonk, apesar de ele não impedir que você faça seus exercícios como um mero visitante. Porém, ao utilizar a conta como visitante, não será possível continuar seus exercícios em outro computador.

Com RubyMonk, aos poucos, você vai aprendendo e poderá entrar em algum curso, caso queira complementar e aprofundar mais o seu estudo, se este aprendizado não tenha sido suficiente para iniciar seus projetos.

Para quem não conhece, segundo informações do Wikipedia, Ruby On Rails é uma framework, que promete aumentar a velocidade e facilidade no desenvolvimente de sites orientados a banco de dados (database-driven websites),  uma vez que é possível criar aplicações com base em estruturas pré-definidas. Frequentemente referenciado como Rails ou RoR, o Ruby on Rails é um projeto de código aberto escrito na linguagem de programação Ruby. As aplicações criadas utilizando o framework Rails são desenvolvidas com base no padrão de projeto MVC (Model-View-Controller). Entre os sites desenvolvidos com Ruby, estão o Twitter e o Groupon.

Acesse agora o site www.rubymonk.com, aprenda Ruby e fique por dentro de uma das mais novas linguagens utilizadas no mercado.

Obrigado a todos e até o próximo post!

Nenhum comentário: