09/01/2012

Youtube se prepara para abandonar o Flash

Em continuação ao post a semana passada,  "A teoria da conspiração para a morte do Flash", vamos falar essa semana especificamente do Youtube, que está aprimorando o player em HTML5.

Segundo o site Google Operating System, o player de vídeo HTML5 do Youtube tem melhorado constantemente e está quase pronto para substituir o player atual, em Flash, mostrando que os indícios de que o Flash vem perdendo a cada vez, mais espaço na web.


Nesse player, já é possível ativar as opções como legenda e anotações, um novo menu contextual permite que você copie opções de incorporação e URL do vídeo.

Além do que já foi citado, o novo player do Youtube oferece opções de vídeo em 480p e 1080p, além de um sistema nativo de tela cheia.

Sem previsão para lançamento do novo player, os programadores do Google ainda estão trabalhando em algumas opções não suportadas pelo novo player como vídeos com anúncios, entre outras restrições.

O player em HTML pode ser testado no site http://www.youtube.com/html5, basta seguir as instruções para atualização do seu navegador, se for preciso.

Como inserir um vídeo em seu website utilizando HTML5
Qualquer pessoa pode inserir vídeos em seus próprios sites, é muito simples. Basta fazer upload do vídeo para uma pasta no seu servidor ou apontar o atributo src para um link de vídeo, especificando o típo de arquivo linkado em type. Segue abaixo o exemplo:

<!DOCTYPE html>
<html>
 <body>
  <video width="320" height="240" controls="controls">
   <source src="video.mp4" type="video/mp4" />
   Your browser does not support the video tag.
  </video>
 </body>
</html>



Caso o seu navegador tenha suporte ao HTML5, você poderá ver o exemplo funcionando, logo abaixo:



Para ficar por dentro das novidades do blog INFOAqui, não esqueçam de curtir a nossa FanPage no Facebook e seguir meu perfil no twitter: @kalcarvalho.

Um abraço a todos e até o próximo post.

Nenhum comentário: