19/01/2012

Playstation 4 e XBOX 720: Saiba os rumores da nova geração de consoles já pra 2012.



Este ano pode ser marcado pela apresentação de dois novos consoles: o Xbox 720 e o PlayStation 4 , que vão se juntar ao Wii U na lista de presentes de muita gente, assim que chegarem às prateleiras. Muitos rumores começam a surgir ao redor e fizemos um apanhado deles:







XBOX 720
  • Em mais uma série de rumores sobre o próximo Xbox, o site francês Xygen diz ter ouvido, de fontes próximas à Microsoft, detalhes sobre o hardware do console. A fonte do site diz que o X"720" teria um processador central de seis núcleos, 2 GB de RAM DDR3 e um chip gráfico da AMD, mesma fornecedora do atual GPU do X360. O console estaria sendo desenvolvido desde 2005, quando o X360 saiu, e a Microsoft pode anunciar alguma coisa sobre ele na feira E3 2012, em junho. O anúncio, ainda segundo a fonte do site, não seria algo grande, mas apenas algum detalhe sobre o hardware do aparelho. O site também comenta que o nome "Loop", que seria um codinome do console, é na verdade o nome da unidade que desenvolve o software do console na Microsoft. A divisão de hardware, por sua vez, chamaria Infinity.
  • Andy Lees, um dos responsáveis pela Microsoft, disse durante uma conferência na Worldwide Partner Conference que a ideia da sua companhia é a de criar um "ecossistema único" no que se refere a sistemas operacionais para assim, maximizar o que puder a integração entre as suas várias plataformas.
    "Não teremos um ecossistema para o PC, outro para os celulares e outro para tablets... todos irão se unir," declarou.
    Segundo Lees, a Microsoft procura criar "coerência e consistência; particularmente com o Xbox". Uma declaração que não tardou a levantar rumores sobre a possibilidade do sucessor do X360 contar com um sistema operacional Windows.
    Desta forma, tal como indicam alguns analistas, depois do lançamento do Windows 8 no próximo ano, a Microsoft poderá estar desenvolvendo um novo sistema desenhado para funcionar em todos os seus dispositivos, entre os quais estão o novo console !!!
  • Segundo o GameSpot , a Microsoft estaria seguindo os passos da Nintendo e teria um controle parecido com o anunciado para o Wii U. Os rumores dizem que o equipamento será controlado pelo sistema operacional Windows 8, que integrará o Metro ao Xbox. Ainda não se sabe quando os rumores serão confirmados ou desmentidos.
  • Uma patente registrada em 2007 pela Microsoft e aprovada na semana passada foi descoberta pelo site Kotaku. Ela explica que o novo console teria, além das funções de jogo, a capacidade de atuar como um DVR, ou seja, um gravador de vídeo digital integrado à interface do console. O usuário poderá gravar conteúdo enquanto joga, ou mesmo com o console desligado. O conteúdo pode ser desde programas de TV a sessões de jogo.
    Embora nunca tenha comentado sobre a patente, a Microsoft não esconde seu desejo de tornar o Xbox também um reprodutor de conteúdo de TV. A última atualização do Xbox 360 trouxe conteúdo de quase 40 canais, como BBC, Lovefilm, Channel 4, HBO e Verizon, o que é o primeiro passo na estratégia da Microsoft de integrar a TV ao Kinect e ao buscador Bing para criar "uma nova era na televisão".
  • A Ubisoft Montreal está desenvolvendo no dev kit inicial do Xbox 720, de acordo com uma fonte da Edge !!! Os kits de desenvolvimento devem começar a chegar aos demais estúdios antes do natal, e o console deve ser lançado pelo final de 2012, informou a fonte. A Ubi não é a única em posse do Kit, outras devs principais como a EA também o possuem. Quando contactada a Ubi não quis comentar o assunto.
  • A próxima geração do Xbox também será oferecida em duas versões, segundo uma fonte próxima à indústria ouvida pelo DigitalFountry. O modelo de entrada seria "o mais barato possível" e teria como foco as funções multimídia e do Kinect do console. Já a versão mais cara viria com disco rígido, drive óptico e retrocompatibilidade com o Xbox 360.
  • A produtora de Saints Row 3 prevê que os futuros consoles vão deixar de ter jogos em disco para apostar nos jogos "cloud". Brian Farrell, CEO da THQ, disse durante uma palestra na Cloud Gaming USA que isso vai fazer com que os consoles sejam mais baratos, conduzindo assim para uma maior adoção do mercado para as massas.
    Farrell disse que o fato de não apostarem nos jogos em disco pouparia dinheiro às produtoras e publishers de jogos, uma vez que não "haveria custos físicos para os criadores de jogos, não haveria inventários, e todo o dinheiro gasto pelo consumidor iria diretamente para a produtora ou publisher."
    Um futuro onde apenas o "cloud gaming" reinasse iria também ajudar publishers como a THQ a construir laços fortes com os jogadores.
    "Os nossos jogos estão sempre ligados e os nossos jogadores estão sempre conectados... Temos a oportunidade de interagir com os jogadores em novas formas que podem ser reativas aos seus desejos, aos seus hábitos de jogo e de compras."
  • O Call of Duty deste ano está ao cuidado dos estúdios Infinity Ward e Sledgehammer, querendo dizer que o estúdio Treyarch está de reserva. Mas será inevitável um novo Call of Duty criado pelos estúdios Treyarch, e de acordo com dois anúncios de emprego colocados no site do estúdio, poderemos ter uma surpresa.  Os dois cargos em oferta são de engenheiro de software e artista de efeitos de luz, onde é citado que serão contratados para "uma posição entre a equipe que levará o nosso jogo de enorme sucesso para um novo console", bem como "seja capaz de mostrar bons exemplos de luz para jogos, preferencialmente na próxima geração de consoles".
  • A Microsoft parece estar empenhada em demonstrar o que tem vindo a desenvolver em termos de tecnologias de futuro. Depois da nova tecnologia tátil, chegou a vez da companhia divulgar um vídeo demonstrativo do Holodesk. 
  • O Holodesk, trata-se de uma tecnologia que permite manipular objetos renderizados em 3D com as nossas mãos com um elevado grau de realismo. É constituído pela câmera Kinect montada sobre um dispositivo transparente, algo que cria no sistema a ilusão de tocar e interagir diretamente com os objetos virtuais.







PLAYSTATION 4

  • Um "dos principais estúdios de propriedade da Sony" deixou o desenvolvimento para PS3 e mudou seu foco para o desenvolvimento para o PS4, acrescentou a fonte. O mesmo estúdio também está ajudando o desenvolvimento da tecnologia de gráficos do novo hardware.
  • Durante um evento desta Londres, sobre o PSVita, o EGnet teve a oportunidade de entrevistar Jim Ryan, o atual presidente da SCE Europe. Na entrevista um possível PlayStation 4 surgiu na conversa, onde Ryan teceu, talvez as primeiras, algumas palavras sobre o futuro.
    "Acredito que consideraríamos indesejável se saísse significativamente mais tarde que a concorrência", comentou Jim Ryan sobre o próximo console da Sony.
    O PlayStation 3 saiu uma ano mais tarde que o X360, e com o Nintendo Wii U saindo já em 2012, o que será tarde para a Sony? Iremos ver o PS4 já em 2013?
    Rumores têm apontado para que o Xbox 720 seja mostrado na e3 de 2012, alguns afirmando que sairá em fins de 2012, mas os mais céticos em 2013. Por outro lado, Ryan olha para o presente, afirmando na entrevista que a "ainda tem negócios por acabar no PlayStation 3".
    Ryan faz um paralelo com o PS2, onde comenta sobre o preço atual, que ronda as 120 libras ou menos no Reino Unido e que atingiu as 150 milhões de unidades. Por essa razão, com o PS3 nas 199 libras, ainda existe muito terreno a percorrer com o console, rematando dizendo que: "Por isso ainda existe um considerável mercado não explorado".
  • A Sony precisou de vários anos para tornar o PlayStation 3 um produto rentável, tanto que a maioria das perdas sofridas pela companhia foi na sua divisão focada nos videogames.   Numa apresentação de resultados aos seus investidores, Marasu Kato, vice-presidente e CFO da Sony, comentou que durante os primeiros anos houve uma grande diferença entre o custo de desenvolvimento e a venda ao público, situação que não querem que se repita.  "Fazer um grande investimento financeiro como fizemos com o PlayStation 3 não é algo que possamos voltar a pensar, dado que o negócio dos semi-condutores mudou." 
    Esta nova visão poderá repercutir no PlayStation 4, sistema cujo desenvolvimento já se encontra nos planos da companhia.
  • A Sony confirmou finalmente que já se encontra trabalhando numa plataforma futura que será o sucessor do PlayStation 3.  Masaru Kato, vice-presidente e CEO da Sony, fez hoje a revelação durante uma conferência de investidores, quando lhe questionaram porque é que havia um aumento nos custos em pesquisa e desenvolvimento. 
    "Para equipamento doméstico o PS3 ainda tem uma vida útil," disse ele, "mas este é um negócio de plataformas, como tal para a futura plataforma, quando iremos introduzi-la e que tipo de produto será não posso falar, mas o nosso trabalho de desenvolvimento está já em curso, por isso os nossos custos já se começam a sentir aí." 
    Os comentários de Kato vão contra os de Kaz Hirai, presidente da Sony Computer Entertainment, que disse há três meses que, "Uma PS4 num futuro próximo ou um console doméstica da próxima geração não é algo que estejamos sequer debatendo."  Hirai salientou que a Sony ainda não estava sequer no meio do caminho do plano de 10 anos do PS3.
    Este ciclo de vida de consoles pode estar destinado a ser mais longo do que o das outras gerações, mas já existem uma série de rumores que indicam que várias publishers de topo têm vindo a receber protótipos de kits de desenvolvimento do próximo console da Microsoft.
  • De acordo com o site PS3Clan.nl, a Sony poderá ter revelado o CPU que planeja instalar no PlayStation 4: o IBM POWER 7.  Se o site estiver correto, a Sony usará uma versão deste processador, que chegou ao mercado no Verão de 2010, especialmente desenhada para o PlayStation 4. 
    Ao que parece, as capacidades deste processador serão 10 vezes melhores do que aquelas apresentadas no PS3.  (We can officially reveal in this world exclusive that SCEI has officially chosen IBM's currently in development POWER7 architecture for it's PlayStation 4 system, currently scheduled for a 2012 worldwide release.)
  • Hiroshige Goto, um dos jornalistas 'tecnológicos' mais prestigiados e respeitados no Japão, publicou em um recente artigo, quais os planos que a Sony tem para o PlayStation 4, informações que obteve através de fontes internas da própria companhia.  De acordo com Goto, inicialmente a Sony estava estudando a possibilidade de um PlayStation 4 baseado na evolução do chip Cell ou baseado na plataforma Larrabee (Intel), mas ao que tudo indica parece que companhia decidiu ir em outra direção.  No caso da plataforma Larrabee a razão é clara, uma vez que a Intel cancelou o projeto e decidiu focar em outras atividades. No caso do Cell, segundo ele, a Sony perguntou as produtoras de jogos a opinião sobre o PlayStation 4 baseado no chip Cell com um maior número de SPUs e outras melhorias, mas ao que tudo indica as dificuldades atuais de programação que estão tendo com o PlayStation 3 fizeram com que as citadas produtoras não tenham ficado muito satisfeitas com a idéia. 
    Ainda segundo o artigo, a Sony, IBM e Toshiba reconheceram estes problemas e tinham em mente uma idéia para solucioná-los. Basicamente seria a construção de algo que chamavam de 'SPU2' 
    De acordo com as fontes de Hiroshige Goto, a Sony pensou seriamente nesta opção, mas neste momento a empresa está de olho em algo diferente, algo como uma plataforma multicore mais parecida ao que está sendo desenvolvido atualmente no mundo dos PCs. No entanto de momento não há muitos detalhes sobre esta plataforma.
  • Segundo o Bloomberg, Ken Kutaragi, atual conselheiro tecnológico da Sony e o pai do primeiro PlayStation, está trabalhando num projeto fantástico. Kutaragi se negou a dar mais detalhes sobre este projeto, onde também estão implicados alguns membros da Sony que trabalharam com ele quando o mesmo ainda era presidente da Sony Computer Entertainment. 
    Kutaragi é uma das pessoas mais importantes na entrada da Sony no mundo dos videogames. Sua nova aparição pública poderá dar a entender que o mesmo esteja trabalhando no PlayStation 4.
  • A Epic está interessada em lançar seu Unreal Engine 4 junto com os consoles da próxima geração, permitindo que os sucessores do X360 e Playstation 3 já recebam seus primeiros jogos usando o novo motor gráfico. Mas a produtora deixa claro: somente o engine sairá em breve e um jogo da Epic só aparecerá nos consoles um ano depois.
    "Como desenvolvedores de jogos, não estamos interessados em lançar títulos no primeiro dia porque não existe uma grande base de jogadores ou, pelo menos, não tão grande quanto será no futuro. Quando falamos de motores gráficos é diferente. Queremos disponibilizar nossa tecnologia o mais cedo possível apesar do lançamento do nosso jogo acontecer doze, talvez treze meses depois", falou o presidente da Epic, Mike Capps. Capps aproveitou o assunto para dizer que a Epic já está conversando com as fabricantes de hardware para estudar a melhor forma de implementar seu novo motor gráfico nos sucessores desta geração.





Abraços. Ayres

Nenhum comentário: