31/01/2012

Os 4 motivos mais comuns para a procrastinação

Dando continuidade ao meu post sobre procrastinação (clique aqui para ler), seguem abaixo os 4 principais motivos, segundo os psicólogos, para a pratica da procrastinação:






1 - Medo do Fracasso

Muitas pessoas adiam fazer algo por medo de falhar. Se apenas falarem das suas esperanças e sonhos, mas não fizerem nenhum esforço para os alcançar, nunca irão falhar. Se no entanto as pessoas agirem para realizar os sonhos, mas não o conseguirem, têm medo de ser vistos pelos outros como perdedores. Mesmo que a meta não seja atingida, o ato de tentar deve ser uma recompensa por ele mesmo. Parte da aprendizagem baseia-se na experiência, e a mesma só pode ser obtida através da ação. A maior parte das pessoas reconhecem o esforço independentemente do resultado. O ato de tentar é um ato de bravura. O ato de evitar é um sinônimo de covardia. Não tenha medo de tentar e evite usar o medo como uma desculpa para a pratica da procrastinação. Lembre-se: a maior parte das pessoas bem sucedidas não o conseguiram por um golpe de sorte, mas sim por persistência.

2 - Sentir-se desanimado

Por vezes olhamos para um objetivo e o fato de haver tanto a ser feito simplesmente deixa-nos "desanimados". Cada objetivo da sua vida (pessoal ou profissional) deve ser decomposto em partes pequenas. Para cada parte deve definir as tarefas e ações a realizar para ser bem sucedido. Se olhar para o objetivo final e desanimar, olhe antes para as pequenas etapas. Dê um passo de cada vez sem se preocupar com o próximo e avance a cada pequeno sucesso.  Lembre-se, a otimização de tempo e organização ajudam minimizar as tendencias de procrastinação. Veja como organizar-se melhor no trabalho clicando aqui.

3 - Natureza Humana

O ser humano tende a evitar o que causa sofrimento ou dor, e acabar por cair no que é fácil ou da prazer. A fim de evitar a procrastinação devido à dificuldade ou natureza pouco atraente de uma tarefa, comprometa-se em acabar as tarefas mais desagradáveis primeiro. Aborde essas tarefas com uma atitude positiva. Pense: quanto mais cedo começar, mais cedo terminará.

4 - Perspectiva

Seja, dentro do possível, um pouco mais otimista. Se olharmos para uma tarefa como sendo difícil, assim será. Em vez de temer uma tarefa, veja como uma oportunidade para se destacar. Se o escolherem para realizar um trabalho de pesquisa, encare-o como uma oportunidade para ganhar conhecimento e aumentar os seus horizontes. Ao abordar um projeto com entusiasmo poderá transformar uma simples tarefa em prazer. Tente mudar a sua perspectiva para ultrapassar a procrastinação e atingir os objetivos mais facilmente.

Um forte abraço.

Nenhum comentário: