10/01/2012

Melhor 90% de alguma coisa do que 100% de nada!


A primeira vez que escutei essa frase (título deste post) fiquei imaginando o gigantesco significado que ela possui. Obrigado Renato Bettim por mais um momento de filosofia. Isso já faz um bom tempo e eu já a usei em diversas situações.

Na época estávamos decidindo qual caminho tomar para o desenvolvimento de alguns sistemas na UmaIdeia Consultoria. A dúvida era: usar mão de obra já existente na empresa visando um maior lucro, mas o prazo seria  maior para a entrega ou terceirizar o desenvolvimento, diminuindo nosso lucro, mas entregando num prazo menor. Chegamos a conclusão de que passar o desenvolvimento para um profissional externo seria mais interessante, pois focaríamos os funcionários em outros projetos atacando clientes diferentes. Daí a ideia de que é "melhor 90% de alguma coisa do que 100% de nada".

Daí a importância do tal "Planejamento". É duro dizer, mas ainda existem muitos profissionais em cargos gerenciais e de coordenação que ficam arrepiados só em ler isso. Mas acredito: se hoje você é um gerente, chefe de equipe, coordenador, diretor ou até um CEO que não gosta de planejamentos, acho melhor você pedir suas contas e pensar um pouco na vida. Deixe que pessoas preparadas façam o seu trabalho e não atrapalhe o desempenho da sua empresa. Palavras fortes, mas muito verdadeiras. Fato é que o exemplo precisa vir de cima: uma equipe organizada e motivada é fruto de um líder organizado e motivado. A equipe é o espelho do líder.

Agora pense: se tudo está dando errado, se as metas não são cumpridas, se os prazos são ultrapassados e se a qualidade está longe do esperado... então está na hora de parar, pensar e organizar. Existem momentos que é melhor sacrificar alguns meses para colocar ordem na casa para começar a fazer entregas que gerem orgulho na equipe, do que deixar tudo correr solto e ter uma equipe cada vez mais desmotivada.

Fica a dica: planejar e organizar é preciso!

Forte abraço a todos.

P.S: Não deixe de cadastrar o seu e-mail para receber nossos posts por e-mail. Basta preencher o formulário no menu lateral.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mas, como melhorar a organizaçao e o planejamento?

Eduardo L A Marques disse...

Responderei em breve. Para facilitar, dividirei em dois posts: um sobre organização e outro sobre planejamento. Abraço.