12/01/2012

Kinect for Windows será lançado dia 1 de fevereiro

A Microsoft revelou nesta terça-feira que trabalha com cerca de 200 empresas desenvolvendo aplicativos para o aparelho.



O Kinect é um sucesso, independente do que você pense dos jogos, o sensor para Xbox 360 vendeu mais de 18 milhões de unidades, número que até o iPad ficaria com ciúmes, e agora o aparelho já tem data para desembarcar nos PCs: 1⁰ de fevereiro.

O lançamento do Kinect for Windows foi anunciado durante a feira CES, que acontece nesta semana em Las Vegas. Em um primeiro momento o acessório estará disponível nos seguintes países: Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Irlanda, Itália, Japão, México, Nova Zelândia e Reino Unido.
Kinect for Windows
O preço nos Estados Unidos será de US$ 249, 100 dólares a mais que o preço para Xbox 360. A Microsoft explica a diferença com o modelo adotado pelas fabricantes de console - especialmente Sony e Microsoft - que subsidiam o custo de um console com a cobrança de royalties dos jogos.

Por outro lado, o software para desenvolvimento de aplicativos compatíveis com o sensor em PCs é grátis, não exigindo a compra de uma licença de desenvolvedor ou um kit de desenvolvimento.

Entre as diferenças para o acessório atualmente à venda está o "modo próximo", que consegue detectar pessoas a até 50 centímetros de distância, exigindo um espaço muito menor que o necessário no Xbox.

Também foi demonstrada a primeira aplicação prática do Kinect para aprendizado. Um filme da Vila Sésamo tornava possível a interação da criança por meio do acessório. Outra aplicação do produto que está em negociação é com a Toyota. A intenção é que o Kinect ajude na condução de carros. 


A empresa afirmou que pretende usar a tecnologia para lançar aplicações muito além dos games. Ballmer disse que a Microsoft trabalha com cerca de 200 companhias para desenvolver softwares para o Kinect no PC.Os programas permitirão que as pessoas toquem instrumentos virtuais, façam exercícios físicos integrados ao programa e até, no futuro, controlem robôs. “O Kinect revolucionou os games. E veremos esse produto revolucionar outras indústrias, como as do entretenimento e da saúde”, declarou o CEO.

Nenhum comentário: