06/01/2012

Facebook libera ferramenta para saber quem visitou o seu perfil


“FACEBOOK LIBERA FERRAMENTA PARA SABER QUEM VISITOU O SEU PERFIL.

site facebook liberou uma ferramenta que permite as pessoas saberem quem visitou o seu perfilEm menos de 24h foram registrados mais de 10 milhões de acessos a essa ferramenta é a maior febre na internet."


Navegação Segura: Questão de Sobrevivência

Hoje começo o post falando de uma brincadeira que fiz para chamar a atenção das pessoas, mas o intuito disso é alertar sobre um tema muito sério que é a navegação segura.
Muitos devem ter acessado o site por causa do conteúdo que usei para divulgar o post:

“FACEBOOK LIBERA FERRAMENTA PARA SABER QUEM VISITOU O SEU PERFIL.

O site facebook liberou uma ferramenta que permite as pessoas saberem quem visitou o seu perfil. Em menos de 24h foram registrados mais de 10 milhões de acessos a essa ferramenta. é a maior febre na internet."

Esse tipo de mensagem é mais comum do que se pode imaginar. Essa técnica de persuadir as pessoas, levando-as a executar determinadas ações que poderão se refletir em danos e/ou prejuízos a quem executou é conhecida como engenharia social. Normalmente essa técnica de ataque se faz valer da ingenuidade de quem está acessando e na confiança a uma determinada marca, instituição ou pessoa.

O bom senso é a melhor defesa para esse tipo de ataque. Procure sempre obter mais informações sobre a instituição ou tema que enviaram a você. Em hipótese alguma forneça informações sigilosas. Entre em contato com a instituição que o fraudador está se fazendo passar e explique o caso. O google é uma ótima ferramenta de busca para se obter informações. Procure saber se outras pessoas receberam esse e-mail e o que aconteceu quando clicaram no link.

Não basta apenas se prevenir dos ataques de engenharia social para se ter uma navegação segura. Abaixo segue algumas dicas para se sobreviver nessa selva de zeros e uns (códigos binários):

- Tenha um bom antivírus e mantenha-o sempre atualizado. Todos os dias surgem novos vírus para infectar os computadores.

- Não execute arquivos em anexo de e-mails de procedência duvidosa. Verifique sempre a procedência do e-mail.

- Tenha instalado em seu computador um firewall pessoal. Essa ferramenta ajuda a proteger a sua conexão com a internet.
   
Não saia clicando em links que são enviados em e-mails se passando por alguma instituição (phishing). Uma forma prática de verificar se o link é verdadeiro é passando o mouse sobre ele sem clicar. Na barra de status é exibido o link verdadeiro. Na foto abaixo, o e-mail faz referencia ao Banco do Brasil. Prestem atenção no link que aparece na barra de status quando paramos o mouse sobre as palavras “clique aqui”. Certamente esse link te levará para um site aonde você será induzido a fornecer seus dados bancários como conta, senha e código de segurança.





- Mantenha o seu computador sempre atualizado. Normalmente as invasões feitas por hackers ocorrem porque o computador está desatualizado e consequentemente com brechas de segurança. As atualizações têm como objetivo corrigir falhas de segurança e mau funcionamento do sistema operacional.

- Troque sua senha pelo menos a cada três meses e use senhas fortes. Senhas fortes são aquelas que têm pelo menos 12 caracteres e combinam letras, números e caracteres especiais. Nunca use senhas com dados pessoais ou palavras de dicionários.

Abaixo seguem alguns links muito interessantes para materiais disponibilizados pelo Cert.br para que tenhamos uma navegação mais segura.

Cert.br – Cartilha de Segurança para Internet

Cert.br – VídeoNavegar é preciso

Cert.br – Vídeo – Os Invasores

Cert.br – Vídeo –  Spam

Cert.br – Vídeo – A Defesa

Espero que não fiquem tristes com a brincadeira e ajudem a divulgar esse conteúdo.
O Facebook não divulgou nenhuma ferramenta que permita saber quem visualizou o seu perfil.
Tomem cuidado, pois existem sites que induzem aos usuários a fazerem download de uma ferramenta com esse propósito. Essa suposta ferramenta é um vírus que infecta o computador.
Copiem e colem a noticia do Facebook e enviem por e-mail para seus amigos. Vamos tornar a internet um pouco mais divertida e segura. J
Compartilhem o nosso blog no Facebook, no Twitter e cliquem em curtir no canto inferior direito. A opinião de vocês é muito importante para nós.

Um grande abraço a todos e até o próximo post.

2 comentários:

Priscilla disse...

Como tem gente ruim nesse mundo!!!
Gostei muito da dica, nessa agora tenho certeza que não vou cair.
Obrigada!

Fernando Miranda disse...

Fico feliz que tenha gostado do post. Tenha um ótimo fim de semana.