27/12/2011

O robozinho verde está dominando o mundo

O robozinho verde está dominando o mundo. Não é por menos, alem de um ótimo sistema ele possui um agente surpresa: carisma.

As vendas de smartphones com o sistema Android quadruplicaram neste ano de 2011, chegando a 700 mil ativações diárias segundo o Google e sua loja virtual, a Android Market já chega aos 10 bilhões de aplicativos baixados. É fato: o sistema está dominando o mercado dos smarts.

Tudo bem que é até uma competição covarde, visto que o sistema da Google pode ser utilizado por qualquer fabricante de Gadgets sem custo para a instalação, enquanto o IOS da Apple só pode ser instalado nos iPhones e o Windows Phone e gera custo para os fabricantes. O custo para o usuário final também é muito mais atraente: existem androids para todos os tipos de bolso, de R$ 300,00 até R$ 2500,00.

A possibilidade de personalização também é outro ponto atraente para os fabricantes. Quem é apaixonado pelo sistema sabe que as versões são bem diferentes entre a Samsung e a Sony Ericsson, por exemplo. Essa facilidade é apontada como a principal vantagem do Android, pois o desenvolvimento grosso fica a cargo do Google e o refino de front-end fica por conta do fabricante. Com isso cada um pode quase ter um "Android personalizado" para chamar de seu, coisa que não acontece com os outros sistemas do mercado.

Um ponto negativo é a demora na disponibilização das atualizações. No caso do iOS, quando a Apple surge com uma nova versão, ela é disponibilizada rapidamente para todos os aparelhos compatíveis e chancelados pela companhia. Com o Android isso não é possível de ser feito justamente por conta de ser um sistema presente em diversos aparelhos com fabricantes e hardwares diferentes: apos a liberação de uma nova versão pela Google, cada empresa precisa adaptar o novo sistema, com isso a atualização pode demorar até 1 ano para ser disponibilizada aos usuários.

Agora: quem já usou não quer mais outra vida! É muito bom. Eu não largo o meu Android por nada. Tenho um Galaxy S II da Samsuing. O Smartphone é praticamente perfeito. Mas vamos lá: a escolha final deve ser feita pelo usuário por conta das suas necessidades. Por exemplo: tenho um amigo que escolheu comprar um iPhone 4S, tudo dele é da Apple (note, tablet e agora smartphone). Ok, ele foi sensato na escolha. Mas, se você pretende optar por uma análise mais técnica, veja abaixo o comparativo feito pelo pessoal do Phandroid:

Bom, abraço a todos.
Não deixem de compartilhar nosso blog.

Nenhum comentário: