04/05/2011

Google lança a versão Chrome Canary para Mac

O Google liberou o Canary (do Chrome) para Mac, mas sem nenhuma novidade que chame atenção. A empresa já tinha lançado o canal de desenvolvimento para Windows no fim do ano passado e anunciou ontem a versão para o SO da Apple.

O navegador, antes de chegar ao produto final, passa por três versões de testes: a primeira é chamada Canary, que é atualizada quase todos os dias, ou seja, é como se você acompanhasse o trabalho dos desenvolvedores do Chrome quase em tempo real; a segunda é o Dev, atualizada mais ou menos semanalmente; por fim, há a beta, atualizada apenas algumas vezes e muito próxima do que será a versão final do programa.

A principal diferença entre cada canal é, devido à frequência de atualização, o grau de estabilidade. A Canary não tem tempo de passar por praticamente nenhum teste, portanto é muito instável. A Dev passa por algum filtro, então é um pouco mais estável, mas ainda costuma ter vários problemas. A beta, como escrito acima, é próxima à versão final, ou seja, bastante estável.

Os dois primeiros canais normalmente são recomendados para desenvolvedores, que podem programar seu site ou add-on usando as novidades da próxima versão e, claro, também contribuir apontando bugs e falhas do navegador.

Mas se quiser instalar o Canary no seu Mac, fique tranquilo, não vai ser necessário desinstalar a versão “normal” do Chrome, eles podem rodar paralelamente. Aliás, pode até integrar seus favoritos, senhas etc dos dois através do recurso de sync.

Fonte: Info Abril.

Nenhum comentário: