24/05/2011

Google abandona projeto News Archives


Após cinco anos, o Google anunciou que está abandonando seu projeto New Archives, que digitalizava e indexava o conteúdo de jornais.

Em comunicado, a empresa disse que não planeja introduzir nenhum novo recurso e que não está mais aceitando arquivos em microfilme ou digitais para processamento. As milhões de páginas já colocadas na rede, no entanto, permanecem online.

A iniciativa foi lançada em 2006, e centenas de jornais se juntaram ao Google News Archives – entre eles, gigantes dos Estados Unidos como The Washington Post e The New York Times.

O projeto pretendia contornar leis de copyright colocando os arquivos em imagem, e não em texto. Isso livraria os jornais de ter que renegociar direitos de conteúdos já publicado, como no caso de freelancers, por exemplo.

Não se sabe ao certo o motivo da desistência, mas especula-se que seja uma combinação de fatores – desde o trabalho da digitalização e indexação, que pode ter sido subestimado pelo Google, até problemas com a legislação ou simplesmente

Nenhum comentário: