06/05/2011

Algorítimo - Tipos de dados

Tipos de dados

Em algoritmos computacionais muitas vezes temos que tratar com tipos de dados.

Os tipos de dados influenciam na forma como o algoritmo irá trabalhar, o desempenho do algoritmo e o seu consumo de memória.

Linguagens de programação desktop como C, C++, Visual Basic, Java entre outros são o que chamamos de linguagens tipadas, pois todo dado deve ter seu tipo definido. Mas, o mesmo não se aplica a linguagens de script, geralmente, empregadas em programação web como JavaScript, ASP ou PHP, embora, os dados tratados pelos scripts seguem a mesma definição de tipagem de dados de linguagens tipadas.

Dentre os tipos de dados, podemos destacar três tipos bases: números, caracteres e booleanos.

Números


Em tipos de numéricos podemos trabalhar de duas formas, ou com números inteiros ou com números decimais.

Os dados mais simples de trabalhar são os inteiros, pois, geralmente, não exigem muito processamento, nem muita memória para serem armazenados. Toda linguagem de programação é capaz de lidar com números inteiros. Por questões de performance, há linguagens mais modernas que dividem os números inteiros em tipos menores ou maiores para se adequar exatamente ao dado que irá receber. Java, por exemplo, tem 4 tipos diferentes de inteiros.

Os números decimais são descritos no mundo da programação como flutuantes ou números de ponto flutuante. Como na maioria dos computadores não há um processador próprio para aritmética de ponto flutuante, isso fica por conta da própria linguagem de programação. Números decimais ou de ponto flutuante consomem mais memória, porém, nos possibilita cálculos com maiores precisões que não são possíveis de realizar com números inteiros.

Caracteres

Os caracteres são a forma mais básica de representação. A codificação da letra varia de linguagem para linguagem, o que afeta consideravelmente seu alcance de representação. Por exemplo, em C muitos caracteres, principalmente orientais, não podem ser representados e outros caracteres, como os de origem latina, são dificilmente representados. Na linguagem de marcação de texto, como são o HTML, XML, CSS entre outros, podemos inclusive escolher que tipo de codificação de caracteres queremos utilizar (UTF-8, os vários padrões ISO diferentes, etc.).

Ainda falando em caracteres, podemos destacar também as cadeias de caracteres conhecidas como strings. Linguagens de script ou com foco na web conseguem tratar com mais facilidade um conjunto de caracteres em um único endereço de memória (variável).

Booleanos

Os tipos de dados booleanos são cruciais em qualquer algoritmo. Os dados booleanos baseiam-se no bit para determinar uma condição, no qual, bit 1 é true ou verdadeiro e bit 0 é false ou falso.

O conceito da aritmética booleana foi de suma importância para o desenvolvimento computacional, observando do ponto de vista que qualquer computador trabalha com pulsos elétricos, portanto, apenas tem-se dois estados com pulso (1, ligado, ON, true e verdadeiro) ou sem pulso (0, desligado, OFF, false e falso).

Fonte: Wikipedia e Material de Ciência da Computação UFRJ.

Nenhum comentário: