29/04/2011

JavaScript: Variáveis

Variáveis são endereços de memória nos quais podemos armazenar dados ou informações. Usamos variáveis para manipular esses dados mais facilmente e também para não perdê-los no meio do processo.

O ponto forte de JavaScript é que podemos guardar qualquer tipo de dado em uma variável, desde um simples caracter até um objeto.

Quando vamos utilizar uma variável, podemos antes declará-la, ou seja, dizer ao computador que deve ser reservado na memória um pequeno espaço para que o script o utilize. Para fazer isso em JavaScript usamos a palavra reservada var.

Toda variável tem nome e devemos tomar alguns cuidados ao nomeá-las. Primeiro, nunca começamos o nome de uma variável com um número, mas sim com uma letra ou um underline (_). Por JavaScript ser case-sensitive (diferencia letras maiúsculas de minúsculas), declarar uma variável x será diferente de X. Veja um exemplo abaixo:

var x;
var minhaVariavel;

Ao declararmos uma variável ela virá sem valor algum, ou seja, vazia. Mas, se quisermos declarar uma variável já contendo um valor devemos inicializá-la. Para inicializar uma variável é fácil, basta que após a declaração nós atribuímos um valor para ela.


var x=10;
var minhaVariavel=150;

Outra possibilidade que temos é que uma variável pode ser criada automaticamente, sem que antes ela tenha sido declarada.

var x=30;
var y=20;
z=x+y;

Como podemos ver aqui, apenas a variável x e y foram declaradas, a variável z foi criada automaticamente para receber a soma de x e y.

Atribuindo dados às variáveis
Existem diversos tipos de dados que uma variável pode armazenar. O que diferencia uma da outra é a forma como elas são compostas.

Os números inteiros são atribuídos diretamente:

var minhaVariavel=50;

Números decimais ou ponto flutuante são atribuídos diretamente, mas usam o formato americano para separar a parte decimal, ou seja, ao invés de vírgula (,) usamos ponto (.).

var meuDecimal=1.5;

Caracteres ou frases (também conhecidas como strings) devem ser delimitadas dentro de aspas (ou simples, ou duplas). Portanto, todos os exemplos abaixo são válidos.

var meuCaracter1='a';
var meuCaracter2="a";
var minhaPalavra='Programação';
var minhaFrase="Programação em JavaScript";

Existe um tipo de dado que serve apenas para tomada de decisão que chamamos de tipo de dado booleano. Em tipos de dados booleanos apenas dois valores são possíveis de existir: verdadeiro ou falso. Sendo que true é verdadeiro e false é falso.

var minhaVariavel=true;

Algo muito interessante em JavaScript é que uma variável pode ser de um tipo e virar outro a qualquer momento que quisermos.

var minhaVariavel=200;    // Aqui, minhaVariável é um inteiro valendo 200
minhaVariavel=false       // Agora, é uma variável do tipo booleana falsa
minhaVariavel="Eduardo LAM" // Então, deixou de ser falsa e virou uma frase
minhaVariavel=0.75        // Não é mais frase, agora é um número decimal

FONTES:

- Blog Expert.net
- Wikipédia

Nenhum comentário: