28/04/2011

Como Funciona um JavaScript

Os scripts em JavaScript são dependentes dos navegadores (browsers), porque eles devem ter suporte e também devem estar habilitados a interpretação e execução do JavaScript.

A forma mais simples é codificar o script dentro da tag HTML <script> .
Portanto, veja exemplo:


<script>
  Código JavaScript
</script>


A outra forma seria criar um arquivo .js e, então, importá-lo para a página html pelo cabeçalho usando o atributo src da tag <script>. Assim, criaríamos duas camadas de arquivos: uma sendo a página HTML e outro um documento de JavaScript.

Imaginando este cenário, vamos supor que já tinhamos um arquivo de JavaScript chamado myScript.js. Então, para importá-lo para nossa página digitaríamos dentro do cabeçalho.

Problema com Browsers Antigos
Um problema que acontece quando programamos em JavaScript diretamente na página HTML está por conta de browsers antigos.

Como vimos, o JavaScript (ou LiveScript quando surgiu) não se iniciou juntamente com o HTML. Isso quer dizer que, já existia HTML e browsers, antes mesmo do surgimento do JavaScript, o que gerou uma certa incompatibilidade com os navegadores mais antigos.

Como os browsers não entendiam o JavaScript, eles simplesmente escreviam na página o código como se fosse um texto comum.

Então para evitar isso, sempre que programamos o JavaScript diretamente no HTML indicamos que, na verdade, o script é um comentário.

Como os browsers antigos irão interpretar o trecho como um comentário, o código será ignorado. Porém, os browsers mais novos vão compreender o código e irão executá-lo. Isso ficaria assim:


Nenhum comentário: